Sindicato obtém retorno da Administração sobre carreira e datas-bases
Avanço da carreira até setembro com possibilidade de chegar a dezembro de 2018 e pretensão de enviar as duas datas-bases
Fundação Palmares confirma apoio institucional e político ao evento
Nesta terça-feira (29/07), dirigentes da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB discutiram a organização do 1º Encontro de Servidores Públicos Afrodescendentes da América Latina e Caribe. O evento deverá ocorrer em Salvador (BA), em novembro, com data a ser definida. A iniciativa visa debater os principais desafios enfrentados por esses trabalhadores e buscar caminhos para superar as desigualdades que os afetam.
A parceria com a Fundação Palmares, a Frente dos Trabalhadores Estatais, que reúne entidades como a Confederação Latino-Americana e Caribenha de Trabalhadores Estatais - CLATE, a Internacional dos Serviços Públicos (ISP), a Federação Sindical Mundial (FSM) e a União Internacional de Sindicatos de Trabalhadores em Serviços Públicos (UIS-SP), acumula apoios e viabiliza não somente a representatividade deste evento, mas a formação uma frente nacional e internacional em defesa das causas afrodescendentes no setor público.
Durante a reunião virtual, que contou com representantes brasileiros e de outros países latino-americanos, os participantes destacaram a importância do evento não apenas para discutir pautas sindicais, mas também para promover a reparação histórica e a valorização da cultura negra.
João Jorge Santos Rodrigues, presidente da Fundação Palmares, afirmou: "Daremos total apoio institucional e político ao evento, apoiamos a busca de recursos via emendas parlamentares e faremos articulações com os governos estadual e municipal de Salvador para viabilizar este evento".
Já João Domingos Gomes dos Santos, presidente da CSPB e 1º vice-presidente da CLATE, reforçou: "Agradecemos o apoio instituciuonal da Fundação Palmares e queremos avançar em outras agendas conjuntas que fortaleçam a representatividade negra no serviço público".
Foi encaminhada durante a reunião uma parceria multilaterial, onde a CSPB estará trabalhando na divulgação de eventos em celebração aos 37 anos da Fundação Palmares e em outras inciativas políticas e culturais, com foco na verticalização destas não somente em âmbito internacional, mas nas esferas nacionais, estaduais e municipais.
Articulações políticas na agenda
João Paulo Ribeiro ‘JP’, Secretário de Relações com os Povos Afrodecendentes da CLATE e Diretor de Relações Institucionais da CSPB, mencionou os esforços para viabilidade política e financeira deste importante encontro internacional: "Já estamos em tratativas com a Secretaria Geral da Presidência da República e em articulações legislativas para buscar apoio financeiro e político ao evento. Consideramos esta agenda importante e perseguiremos apoio à ela".
Cultura e ancestralidade em pauta
Eduardo Maia, diretor jurídico da CSPB, defendeu a inclusão de eventos regionais que celebrem a cultura afro-brasileira: "Precisamos resgatar a história e a ancestralidade das comunidades negras, fortalecendo suas tradições nos municípios".
Tamara Barbará, diretora representante dos Afrodescendentes do Cone Sul da ISP, ressaltou: "Este encontro é fundamental para conscientizar sobre o papel histórico dos afrodescendentes no desenvolvimento econômico e cultural da América Latina".
Com uma programação que mescla debates sindicais, culturais e políticas de reparação, o evento promete fortalecer a luta por equidade e reconhecimento no serviço público latino-americano.
Papel da Fundação Palmares
A Fundação Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura, tem como principal missão promover e preservar a cultura, a história e as tradições afro-brasileiras, além de combater o racismo e as desigualdades raciais. Criada em 1988, a instituição atua na valorização da herança negra no Brasil, fomentando políticas públicas de reparação histórica, registro de comunidades quilombolas e apoio a manifestações culturais afrodescendentes.
Clique AQUI e acesse mais fotos da reunião virtual
Fonte: Secom/CSPB
Publicado em 31/07/2025 às 13:30
Avanço da carreira até setembro com possibilidade de chegar a dezembro de 2018 e pretensão de enviar as duas datas-bases
O SINDSEMPMG continua cobrando junto à Administração a liberação dos três editais atrasados e o aumento do número de vagas disponíveis