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SINDSEMPMG preparou várias perguntas e respostas para facilitar o uso do plano de saúde dos servidores

Devido a questionamentos e dúvidas trazidas por servidores, o SINDSEMPMG vem explanar o funcionamento do plano de saúde Unimed BH - ofertado por em modelo de coparticipação com o sindicato, de forma a facilitar o entendimento dos procedimentos da empresa e suas regras e evitar transtornos.

  • Como faço para aderir ao plano?

Basta acessar a aba "Convênios" do site do SINDSEMPMG, procurar pela modalidade preferida (Nacional ou Estadual) e preencher os formulários que se encontram ao final da página. Depois de preenchidos, os papéis devem ser digitalizados e encaminhados para o e-mail: contato@sindsempmg.org.br juntamente com uma seleção de documentos pessoais requeridos pela empresa.

Titular do plano: carteira de identidade, CPF e comprovante de residência

Dependentes: para inclusão de dependentes, é necessário o envio dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, certidão de casamento ou carteira de identidade com CPF. Para cada dependente é necessário o preenchimento e envio do termo de adesão (disponível nos links no topo da página). São considerados dependentes para inclusão no plano, cônjuge e filhos de até 29 anos, 11 meses e 29 dias. Pais somente com comprovação de dependência econômica (envio da declaração de Imposto de Renda do ano vigente)

  • Cobertura Estadual ou Nacional?

O convênio firmado entre o sindicato e a Unimed BH oferece dois tipos de cobertura em seus planos de saúde. O primeiro é o Estadual. Isso significa que o usuário tem atendimento em toda rede oferecida da Unimed dentro do estado de Minas Gerais.

O segundo tipo de cobertura é a Nacional. O servidor que optar por esse tipo de cobertura dispõe de atendimento em toda rede nacional de assistência do sistema Unimed, com as cooperativas credenciadas pela Unimed BH. Se você precisar realizar uma consulta em outro estado, fora de situações de urgência e emergência, basta verificar se o estabelecimento hospitalar está listado na Rede Ampla de credenciados à Unimed BH: https://www.unimed.coop.br/home

Atenção: tanto o plano de cobertura Estadual quanto o Nacional da Unimed BH oferecem atendimento de urgência e emergência em qualquer cooperativa do sistema Unimed do Brasil que esteja dentro da Rede Ampla da Unimed BH.

  • Carteirinhas do convênio

Desde janeiro de 2023, a carteirinha da Unimed-BH passou a ser 100% virtual. Os cartões físicos dos planos de saúde não são mais emitidos pela operadora, com exceção dos beneficiários com mais de 65 anos, que continuam a receber a via física sem cobrança.

  • O que é o sistema de coparticipação?

Os planos de saúde da modalidade coparticipação possuem mensalidades mais em conta porque o usuário participa do custeio do procedimento ou consulta médica. Se não fizer nenhum deles no mês, pagará apenas o valor da mensalidade.

  • Prazos para adesão e carência

O SINDSEMPMG possui um CRONOGRAMA MENSAL DE ADESÕES aos seus planos de saúde junto à Unimed BH, assim o servidor deve ficar atento aos PRAZOS para envio da documentação ao SINDSEMPMG, visando agilizar a plena utilização do plano contratado.

Se você enviar ao sindicato a documentação completa exigida pela Unimed BH, ENTRE OS DIAS 1º E 10 DE CADA MÊS, SUA ADESÃO SERÁ NO PRIMEIRO DIA DO MÊS SEGUINTE. Caso envie a documentação DO DIA 11 AO ÚLTIMO DIA DO MÊS, a adesão será efetivada não no mês seguinte, mas no subsequente.

Recém-nascidos: atenção, a inclusão do bebê recém-nascido deve ser feita o mais rápido possível uma vez que a carência para o atendimento é de 30 dias e possuímos um cronograma para as inclusões.

  • Portabilidade

Já possui Unimed BH? Se seu plano de origem é Unimed BH, serão aproveitadas as carências já cumpridas. Para realizar a portabilidade, neste caso, basta enviar, junto aos documentos de adesão ao novo plano, o número da carteirinha do plano anterior.

Portabilidade de outra operadora: Se seu plano atual é de outra operadora (vigente há pelo menos dois anos), para realizar a portabilidade é necessário enviar, além dos documentos de adesão ao novo plano, também os seguintes documentos:

• Comprovante de pagamento das três últimas mensalidades ou das três últimas faturas do plano;

• Declaração de permanência ou portabilidade do plano de origem;

• Relatório de compatibilidade (disponível no site da ANS).

  • Gerenciamento dos gastos

A gestão do plano e acompanhamento das cobranças das faturas devem ser feitas pelo servidor. A Unimed BH pode levar até 3 (três) MESES para faturar cobranças devidas pelo usuário. Por isso é muito importante acompanhar se a consulta ou procedimento já foi descontado em sua folha de pagamento para evitar surpresas.

O SINDSEMPMG disponibiliza através do seu site os informes mensais e anuais da utilização do seu plano. Basta acessar a área restrita do servidor com login e senha e clicar em “documentos” e “declaração de imposto” ou “declaração de imposto mensal”. Em caso de dúvidas ou dificuldades para acessar, entre em contato conosco no (31) 2555-0051 e fale com Ronaldo.

  • Como é feita a cobrança da mensalidade e dos gastos?

O pagamento do plano é realizado através de desconto em folha de pagamento ou boleto bancário.

Importante destacar que o processamento das medidas administrativas para cadastro e inserção no sistema demandam um prazo, por isso, as mensalidades referem-se a dois meses anteriores ao da efetiva cobrança.

Ex.: mensalidade de março referente ao mês de janeiro. 

  • Cancelamento do plano

Caso o servidor decida se desligar do plano de saúde da Unimed BH contratado com a intermediação do SINDSEMPMG, ele deverá quitar o valor de duas mensalidades. Isto acontece pelo fato de, como explicitado acima, as prestações se referirem sempre a dois meses anteriores ao mês da efetiva cobrança.

Ex.: Se cancelado o plano com início para o mês de julho, as mensalidades referentes a maio e junho ainda seriam cobradas em folha ou boleto, devendo assim, serem quitadas pelo servidor. 

O SINDSEMPMG valoriza os servidores e busca sempre trazer bons convênios que possam melhorar a vida dos filiados. Estamos sempre abertos para ouvir suas dúvidas, sugestões, críticas, reclamações, para isso disponibilizamos o telefone 31 2555-0051 e os e-mails para contato – clique aqui para visualizar.