Unimed
SINDSEMPMG preparou várias perguntas e respostas para facilitar o uso do plano de saúde dos servidores
Devido a questionamentos e dúvidas trazidas por servidores, o SINDSEMPMG vem explanar o funcionamento do plano de saúde Unimed BH - ofertado por em modelo de coparticipação com o sindicato, de forma a facilitar o entendimento dos procedimentos da empresa e suas regras e evitar transtornos.
- Como faço para aderir ao plano?
Basta acessar a opção "Adesão Unimed Estadual" (disponibilizada acima) e preencher os formulários que se encontram ao final da página. Depois de preenchidos, os papéis devem ser digitalizados e encaminhados para o e-mail: contato@sindsempmg.org.br juntamente com uma seleção de documentos pessoais requeridos pela empresa.
Titular do plano: carteira de identidade, CPF e comprovante de residência
Dependentes: para inclusão de dependentes, é necessário o envio dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, certidão de casamento ou carteira de identidade com CPF. Para cada dependente é necessário o preenchimento e envio do termo de adesão (disponível nos links no topo da página). São considerados dependentes para inclusão no plano, cônjuge e filhos de até 29 anos, 11 meses e 29 dias. Pais somente com comprovação de dependência econômica (envio da declaração de Imposto de Renda do ano vigente)
- Cobertura Estadual
O convênio firmado entre o sindicato e a Unimed BH oferece o plano o Estadual. Isso significa que o usuário tem atendimento em toda rede oferecida da Unimed dentro do estado de Minas Gerais.
Atenção: o plano de cobertura Estadual da Unimed BH oferece atendimento de urgência e emergência em qualquer cooperativa do sistema Unimed do Brasil que esteja dentro da Rede Ampla da Unimed BH.
- Carteirinhas do convênio
Desde janeiro de 2023, a carteirinha da Unimed-BH passou a ser 100% virtual. Os cartões físicos dos planos de saúde não são mais emitidos pela operadora, com exceção dos beneficiários com mais de 65 anos, que continuam a receber a via física sem cobrança.
- O que é o sistema de coparticipação?
Os planos de saúde da modalidade coparticipação possuem mensalidades mais em conta porque o usuário participa do custeio do procedimento ou consulta médica. Se não fizer nenhum deles no mês, pagará apenas o valor da mensalidade.
- Prazos para adesão e carência
O SINDSEMPMG possui um CRONOGRAMA MENSAL DE ADESÕES aos seus planos de saúde junto à Unimed BH, assim o servidor deve ficar atento aos PRAZOS para envio da documentação ao SINDSEMPMG, visando agilizar a plena utilização do plano contratado.
Se você enviar ao sindicato a documentação completa exigida pela Unimed BH, ENTRE OS DIAS 1º E 10 DE CADA MÊS, SUA ADESÃO SERÁ NO PRIMEIRO DIA DO MÊS SEGUINTE. Caso envie a documentação DO DIA 11 AO ÚLTIMO DIA DO MÊS, a adesão será efetivada não no mês seguinte, mas no subsequente.
Recém-nascidos: atenção, a inclusão do bebê recém-nascido deve ser feita o mais rápido possível uma vez que a carência para o atendimento é de 30 dias e possuímos um cronograma para as inclusões.
- Portabilidade
Já possui Unimed BH? Se seu plano de origem é Unimed BH, serão aproveitadas as carências já cumpridas. Para realizar a portabilidade, neste caso, basta enviar, junto aos documentos de adesão ao novo plano, o número da carteirinha do plano anterior.
Portabilidade de outra operadora: Se seu plano atual é de outra operadora (vigente há pelo menos dois anos), para realizar a portabilidade é necessário enviar, além dos documentos de adesão ao novo plano, também os seguintes documentos:
• Comprovante de pagamento das três últimas mensalidades ou das três últimas faturas do plano;
• Declaração de permanência ou portabilidade do plano de origem;
• Relatório de compatibilidade (disponível no site da ANS).
- Gerenciamento dos gastos
A gestão do plano e acompanhamento das cobranças das faturas devem ser feitas pelo servidor. A Unimed BH pode levar até 3 (três) MESES para faturar cobranças devidas pelo usuário. Por isso é muito importante acompanhar se a consulta ou procedimento já foi descontado em sua folha de pagamento para evitar surpresas.
O SINDSEMPMG disponibiliza através do seu site os informes mensais e anuais da utilização do seu plano. Basta acessar a área restrita do servidor com login e senha e clicar em “documentos” e “declaração de imposto” ou “declaração de imposto mensal”. Em caso de dúvidas ou dificuldades para acessar, entre em contato conosco no (31) 2555-0051 e fale com Ronaldo.
- Como é feita a cobrança da mensalidade e dos gastos?
O pagamento do plano é realizado através de desconto em folha de pagamento.
Importante destacar que o processamento das medidas administrativas para cadastro e inserção no sistema demandam um prazo, por isso, as mensalidades referem-se a dois meses anteriores ao da efetiva cobrança.
Ex.: mensalidade de março referente ao mês de janeiro.
- Cancelamento do plano
Caso o servidor decida se desligar do plano de saúde da Unimed BH contratado com a intermediação do SINDSEMPMG, ele deverá quitar o valor de duas mensalidades. Isto acontece pelo fato de, como explicitado acima, as prestações se referirem sempre a dois meses anteriores ao mês da efetiva cobrança.
Ex.: Se cancelado o plano com início para o mês de julho, as mensalidades referentes a maio e junho ainda seriam cobradas em folha ou boleto, devendo assim, serem quitadas pelo servidor.
O SINDSEMPMG valoriza os servidores e busca sempre trazer bons convênios que possam melhorar a vida dos filiados. Estamos sempre abertos para ouvir suas dúvidas, sugestões, críticas, reclamações, para isso disponibilizamos o telefone 31 2555-0051 e os e-mails para contato – clique aqui para visualizar.