Unimed

Unimed Adesão Estadual Unimed Adesão Estadual Unimed Adesão Estadual

SINDSEMPMG preparou várias perguntas e respostas para facilitar o uso do plano de sáude dos servidores

Devido a questionamentos e dúvidas trazidas por servidores, o SINDSEMPMG vem explanar o funcionamento do plano de saúde Unimed BH - ofertado por em modelo de coparticipação com o sindicato, de forma a facilitar o entendimento dos procedimentos da empresa e suas regras e evitar transtornos.

Como faço para aderir ao plano?
Basta acessar a aba "Convênios" do site do SINDSEMPMG, procurar pela modalidade preferida (Nacional ou Estadual) e preencher os formulários que se encontram ao final da página. Depois de preenchidos, os papéis devem ser digitalizados e encaminhados para o e-mail: contato@sindsempmg.org.br juntamente com uma seleção de documentos pessoais requeridos pela empresa.

Titular do plano: carteira de identidade, CPF e comprovante de residência

Dependentes: carteira de identidade, CPF, certidão de casamento ou carteira de identidade com CPF. Para cada dependente são necessárias a carta de orientação e a declaração de saúde (ambas são formulários disponíveis no site para preenchimento). Em caso de filhos menores de 18 anos, a carta deverá ser preenchida pelo titular. São considerados dependentes para inclusão no plano, filhos de até 23 anos e 11 meses.

Cobertura Estadual ou Nacional?
O convênio firmado entre o sindicato e a Unimed BH oferece dois tipos de cobertura em seus planos de saúde. O primeiro é o Estadual. Isso significa que o usuário tem atendimento em toda rede oferecida da Unimed dentro do estado de Minas Gerais.

O segundo tipo de cobertura é a Naciconal. O servidor que optar por esse tipo de cobertura dispõe de atendimento em toda rede nacional de assistência do sistema Unimed, com as cooperativas credenciadas pela Unimed BH. Se você precisar realizar uma consulta em outro estado, fora de situações de urgência e emergência, basta verificar se o estabelecimento hospitalar está listado na Rede Ampla de credenciados à Unimed BH: https://www.unimed.coop.br/home

Atenção: tanto o plano de cobertura Estadual quanto o Nacional da Unimed BH oferecem atendimento de urgência e emergência em qualquer cooperativa do sistema Unimed do Brasil que esteja dentro da Rede Ampla da Unimed BH.

O que é o sistema de coparticipação?
Os planos de saúde da modalidade coparticipação possuem mensalidades mais em conta porque o usuário participa do custeio do procedimento ou consulta médida. Se não fizer nenhum deles no mês, pagará apenas o valor da mensalidade.

Prazos para adesão e carência
O SINDSEMPMG possui um CRONOGRAMA MENSAL DE ADESÕES aos seus planos de saúde junto à Unimed BH, assim o servidor deve ficar atento aos PRAZOS para envio da documentação ao SINDSEMPMG, visando agilizar a plena utilização do plano contratado.

Se você enviar ao sindicato a documentação completa exigida pela Unimed BH, ENTRE OS DIAS 1º E 10 DE CADA MÊS, SUA ADESÃO SERÁ NO PRIMEIRO DIA DO MÊS SEGUINTE. Caso envie a documentação DO DIA 11 AO ÚLTIMO DIA DO MÊS, a adesão será efetivada não no mês seguinte, mas no subseqeunte.

Recém-nascidos: atenção, a inclusão do bebê recém-nascido deve ser feita o mais rápido possível uma vez que a carência para o atendimento é de 30 dias e possuímos um cronograma para as inclusões.

Como é feita a cobrança da mensalidade e dos gastos?
O pagamento do plano é realizado através de desconto em folha de pagamento.

Gerenciamento dos gastos
A gestão do plano e acompanhamento das cobranças das faturas devem ser feitas pelo servidor. A Unimed BH pode levar até 3 (três) MESES para faturar cobranças devidas pelo usuário. Por isso é muito importante acompanhar se a consulta ou procedimento já foi descontado em sua folha de pagamento para evitar surpresas.