
MPMG faz campanha de vacinação contra H1N1 em Belo Horizonte
SINDSEMPMG havia solicitado da PGJ a realização da referida campanha, haja vista a dificuldade de compra direta das doses em meio à pandemia de COVID-19
Reforma Administrativa e inclusão de servidores no CNMP foram as pautas trabalhadas pelos dirigentes sindicais nesta quarta-feira
Em mais um dia de trabalho intenso em Brasília, o SINDSEMPMG participou, nesta quarta-feira (04/08), de duas importantes agendas no Congresso Nacional para tratar de pautas de interesse da categoria.
Servidores no CNMP
Às 12h, os representantes do Sindicato acompanharam a Audiência Pública sobre a PEC 05/21, que altera a composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). As entidades representativas de servidores do Ministério Público estão buscando a inclusão de dois servidores públicos efetivos no colegiado, sendo um servidor do Ministério Público da União e o outro servidor de um dos Ministérios Públicos Estaduais.
A audiência contou com a participação do presidente da Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público (ANSEMP), Aldo Clemente, do coordenador executivo da Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais (FENAMP), Francisco Antônio Távora, e do diretor executivo do Sindicato Nacional dos Servidores do MPU, CNMP e ESMPU (SindMPU), Adriel Gael, que explanaram e defenderam a importância da inclusão dos servidores no CNMP para a construção de um Ministério Público mais justo e democrático.
PEC 32/2020 – Reforma Administrativa
Para realizar a entrega do manifesto contra a PEC 32 produzido no Encontro Nacional do Serviço Público (acesse aqui), as entidades sindicais possuíam uma agenda com o Presidente da Câmara, Arthur Lira, que estava prevista para acontecer às 13h, mas após um longo período de espera, só foram recebidas pelo deputado às 18h.
Ao longo da tarde, enquanto aguardavam a agenda com o Presidente da Câmara, o SINDSEMPMG e outras entidades realizaram um trabalho de articulação política junto aos deputados de suas bases, dialogando e angariando apoio para que a PEC 32 não seja aprovada. Os sindicatos mineiros, SINDSEMPMG e SERJUSMIG estiveram reunidos com o Deputado Federal Rogério Correia que se manifestou totalmente contrário à proposta e se colocou à disposição das entidades de classe na luta contra a PEC.
No final do dia, o SINDSEMPMG participou da entrega do manifesto ao Deputado Arthur Lira. Durante o ato, os dirigentes e parlamentares pontuaram algumas questões mais urgentes e prejudiciais na PEC e cobraram maior participação das centrais e entidades sindicais nos debates na Casa. Nas falas os representantes ressaltaram a preocupação com a tramitação e como ela poderá prejudicar toda sociedade, caso seja aprovada. Lira escutou as lideranças sindicais e ao final disse que tem procurado ouvir “os dois lados”. Porém, ele deixou claro que tem intenção de colocar a proposta em votação em Plenário até o fim de agosto.
Assista a transmissão do ato de entrega do manifesto:
Acesse aqui para ver mais fotos da Entrega do Manifesto.
O SINDSEMPMG segue na luta pela manutenção dos direitos dos servidores e reforça a necessidade de intensificar as mobilizações contra a Reforma Administrativa neste mês de agosto. A participação da categoria é essencial neste momento pressionando os parlamentares mineiros em suas redes sociais, participando no chat das audiências da Comissão Especial da PEC 32 e acompanhando a programação das lutas das entidades de classe, que também irão intensificar os trabalhos junto aos parlamentares.
Fonte: Assessoria de Comunicação SINDSEMPMG
Com informações de Fenajud e Fenamp
SINDSEMPMG havia solicitado da PGJ a realização da referida campanha, haja vista a dificuldade de compra direta das doses em meio à pandemia de COVID-19
Alguns governadores e secretários de Fazenda defendem medida e só esperam aval do Supremo para implementá-la