Servidores estão convocados a comparecer à audiência pública sobre o RRF
Reunião é de suma importância para o futuro da categoria
Além disso, o calendário de mobilização inclui também um dia nacional de lutas no dia 15 de maio
Nesta quarta-feira (1° de maio), as centrais sindicais programam atos em todo o país para marcar o Dia Internacional de Luta das Trabalhadoras e Trabalhadores. Além do ineditismo em reunir todas as centrais em atos unitários, as manifestações irão anunciar a data da Greve Geral contra a Reforma da Previdência.
Dirigentes das dez centrais sindicais brasileiras reuniram-se na última sexta-feira (26) para discutir os últimos ajustes para a realização do ato do 1° de Maio e definir o calendário de luta que será anunciado.
As organizações já decidiram de forma unânime pela realização da Greve Geral para o mês de junho. A data será oficializada nos atos de 1° de Maio nesta quarta.
Além disso, o calendário de mobilização inclui também um dia nacional de lutas contra a Reforma da Previdência no dia 15 de maio, quando professoras (es) e trabalhadores da Educação realizarão uma greve nacional.
“Este ano teremos um 1° de Maio histórico com a realização de diversos atos unitários das centrais pelo país contra a Reforma da Previdência e, com o anúncio da data da Greve Geral, daremos um passo decisivo para a construção dessa paralisação nacional, para derrotar a reforma do governo Bolsonaro que acaba com a aposentadoria dos brasileiros”, explica o integrante da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas Luiz Carlos Prates, o Mancha.
O calendário de mobilização já definido pelas centrais, além do dia 15 de maio, inclui ainda um encontro nacional para preparar a Greve Geral, a realização de plenárias nos estados, a intensificação da campanha do abaixo-assinado e organização de comitês contra a reforma. As organizações se reunirão novamente no dia 6 de maio, às 10h, em São Paulo.
“É tarefa de todas as centrais sindicais, sindicatos e movimentos empenhar todos os esforços para a construção da Greve Geral. Não podemos ter vacilo ou cair em armadilhas do governo em negociar pontos dessa reforma. Não existe mal menor. Para defender de fato o direito à aposentadoria dos trabalhadores e a Previdência Social é preciso derrotá-la na íntegra e para isso precisamos construir uma forte Greve Geral que pare o país”, afirmou Mancha.
Confira algumas das manifestações neste 1° de Maio que estão sendo convocadas:
MINAS GERAIS
Contagem
Praça da Cemig, às 9h, ato ecumênico e ato político unificado das centrais
Itajubá
Às 9h, concentração na Praça Theodomiro Santiago
SÃO PAULO
Ato Unificado no Vale do Anhangabaú. Início às 10h, com falas das centrais sindicais, movimentos e partidos. Ao longo do dia, apresentações artísticas e culturais.
RIO DE JANEIRO
9h às 14h – Ato na Praça Mauá, com barraquinhas para coleta de assinaturas do abaixo-assinado contra a reforma da Previdência, além de outras atividades organizadas pelos sindicatos e movimentos populares.
14h às 17h – Os trabalhadores e trabalhadoras sairão em bloco pelas ruas, intercalando bloco e fala política das centrais sindicais e movimentos que compõem as frentes Brasil Popular e Povo sem Medo.
RIO GRANDE DO SUL
Em Porto Alegre, ato unitário das centrais. Às 14h, concentração na Rótula das Guias; 15h – Caminhada Orla do Guaíba e 16h – Ato na Rótula do Gasômetro
FLORIANÓPOLIS
Ato unificado no Parque Municipal do Maciço da Cruz, culto ecumênico, atividades culturais, debates e ato político
RIO GRANDE DO NORTE
Em Natal, ato unificado, Praça das Flores, no bairro de Petrópolis, às 8h
ARACAJU
Em Sergipe, 8h – Concentração do ato na Praça da Juventude – Conjunto Augusto Franco. Em seguida, caminhada em direção aos Arcos da Orla de Atalaia, onde ocorrerá um ato político e cultural com coleta de assinaturas do abaixo-assinado contra a reforma da Previdência.
PERNAMBUCO
Em Recife, às 9h, concentração na Praça do Derby
CEARÁ
Em Fortaleza, haverá às 15h, Ato Político e Cultural no Mercado dos Peixes. Concentração Espigão da Rui Barbosa (Av. Beira Mar)
TERESINA
Ato Político e Cultural do dia do trabalhador, no 1 de maio, que acontecerá na próxima quarta-feira, na Praça do CSU, no Parque Piauí a partir das 08h.
BAHIA
Em Salvador, às 14h, ato unificado no Farol da Barra
RORAIMA
16h30 concentração Parque Anauá, saída de carreata às 17h em direção à praça central do bairro Cidade Satélite
MARANHÃO
Em São Luís, a programação inclui: às 8h, ato com panfletagem e coleta de assinaturas do abaixo-assinado das centrais contra a Reforma da Previdência na Feira do João Paulo; às 14h, concentração da Romaria da BR 135 e às
15h, concentração da Romaria do Anjo da Guarda.
Fonte: CSP Conlutas
Publicado em 30/04/2019 às 10:07