Deputados cedem à pressão do Governo e aprovam Reforma da Previdência em 1º turno

Deputados cedem à pressão do Governo e aprovam Reforma da Previdência em 1º turno
Foto: Guilherme Bergaminini/ALMG

PEC 55/2020 e PLC 46/2020 foram aprovadas no Plenário esta semana e seguem tramitando a toque de caixa

A estratégia do Governador Zema de tratorar a Reforma da Previdência está funcionando e grande parte dos parlamentares cederam às pressões. Lamentavelmente, a PEC 55/2020 e o PLC 46/2020 tramita na ALMG de forma rápida, sem análises técnicas aprofundadas, sem grande resistência dos Deputados e sem a fundamental participação popular.

O projeto tem passado nas Comissões a toque de caixa, sendo debatido e aprovado em poucas seções. Apenas a Comissão de Trabalho, Previdência e Assistência Social fez uso do prazo regimental para analisar, debater, elaborar e apresentar o relatório do PLC 46/2019. Foram cobrados do Governo estudos que comprovassem que a Reforma garantirá o equacionamento do déficit atuarial. Sem respostas, a Comissão votou por rejeitar o Projeto pela falta de transparência.

Mesmo diante do parecer sensato da Comissão de Trabalho, a maioria dos parlamentares optaram por dar agilidade à tramitação da Reforma em meio ao cenário de calamidade pública, ignorando por completo a impossibilidade do debate popular devido à pandemia do Coronavírus.

Os servidores públicos seguem sendo ignorados e atacados com um projeto de Reforma Previdenciária ofensivo que prevê o aniquilamento de uma série de direitos conquistados após anos de lutas.

Mobilização

O SINDSEMPMG, juntamente com outras entidades de classe, segue mobilizado na articulação política junto aos parlamentares que são contra a proposta do Governo  para buscar a propositura e aprovação de emendas que reduzam os danos da Reforma.

Paralelamente à costura de estratégias no meio político, é de extrema importância que a mobilização entre os servidores também seja intensa e efetiva.

Portanto, veja quem são os deputados que votaram a favor da Reforma no primeiro turno e cobre a revisão de seu voto, cobre a reflexão sobre o projeto, cobre os dados técnicos que embasem o texto, faça-o questionar cada ponto da proposta do Governo, cobre apoio aos servidores e à participação popular nos debates.

Agora é a hora de mostrar a força do funcionalismo público!

Veja como votou cada deputado no Plenário:

Votação PLC 46/2020

Votação PEC 55/2020

Publicado em 03/09/2020 às 10:03

Notícias relacionadas