AGE para deliberação de GREVE GERAL acontece no dia 4 de junho
Mobilização é nacional e luta contra a Reforma da Previdência
O Diretor de Assuntos Jurídicos, Eduardo Maia, representou a instituição no evento
O Diretor Jurídico do SINDSEMPMG, Eduardo Maia, participou do 4º Seminário Nacional de Previdências, organizado pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem). O evento, que ocorreu entre os dias 29 e 31 de julho, em Brasília, é um dos mais relevantes no campo do debate previdenciário e reuniu diversas autoridades e especialistas relacionados ao tema.
A programação do seminário explorou pautas como a segurança jurídica, a sustentabilidade e a estrutura dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), destacando a necessidade de aprimoramento e capacitação daqueles que estão envolvidos com o desenvolvimento dos RPPS.
O ministro Wolney Queiroz, do ministério da Previdência Social do Brasil e o presidente e ministro do STF, Luiz Roberto Barroso, esclareceram pontos relevantes sobre o trabalho desenvolvido na instância federal nesse sentido. Eduardo Maia, que também ocupa o Conselho Deliberativo do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), destacou os desafios para aplicar em Minas Gerais as propostas debatidas no evento: “Nós temos agora o desafio de, no regime próprio de previdência de servidores do Estado de Minas Gerais, também desenvolver um trabalho de certificação, de qualificação e de governança, para que nós tenhamos um regime próprio de servidores públicos sustentável”.
A presença do SINDSEMPMG neste seminário representa um importante passo em busca de conhecimento e qualificação em torno das questões de previdência e aposentaria dos servidores públicos, que são temas relevantes para a proteção do aposentado(a), pensionista e familiares.
Publicado em 31/07/2025 às 16:14Mobilização é nacional e luta contra a Reforma da Previdência
Proposta de reforma já aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados manteve as administrações estaduais de fora das novas regras.