
Sob pressão, servidores vão à Justiça para garantir direito a home office
O SINDSEMPMG defende a regulamentação do teletrabalho que também é uma medida de prevenção a COVID-19
Representantes da Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais - CLATE, PSI e UIS-SP participaram de reunião da Frente de Sindicatos Estatais da América Latina e Caribe na capital brasileira em 22 de abril. A cidade também sedia o 2º Congresso da Confederação dos Trabalhadores Legislativos das Américas e do Caribe (CONTLAC), que começa na tarde desta terça-feira.
A reunião da Frente Sindical Estadual foi liderada pelo presidente da CLATE, Julio Fuentes , o primeiro vice-presidente da Internacional de Serviços Públicos (PSI), Federico Dávila, e o chefe da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB, João Domingos Gomes dos Santos. O encontro teve como objetivo definir linhas de trabalho e discutir próximas ações conjuntas.
Entre elas, foi confirmada a realização de um encontro de sindicatos do setor público dos países do BRICS , que ocorrerá no Rio de Janeiro de 2 a 4 de julho, bem como o primeiro Congresso dos Trabalhadores Públicos Afrodescendentes , previsto para 31 de agosto em Salvador, Bahia. Além disso, foi discutida a apresentação conjunta sobre a Convenção 151 da OIT , que a CLATE e a PSI farão na próxima Conferência Internacional do Trabalho em Genebra, Suíça.
Também estiveram presentes nesta reunião: Sergio Arnoud, Diretor de Relações Internacionais da CSPB e Secretário Geral Adjunto do CLATE; Tamara Barbará, Chefe dos Povos Afrodescendentes do PSI; Marco Antonio Correa e Luis André Ferreira, líderes do CSPB e representantes da UIS-SP; Lorena Ferreira Marciano, do Sindicato dos Funcionários do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Sinditamaraty); Nicolás Vera Montoya, Stefano Cadiboni e Gladys Benítez, da Associação de Funcionários Legislativos (APL) da Argentina; e Natalia Gómez, da Associação de Altos Funcionários do Congresso Nacional (APES) da Argentina.
2º Congresso da CONTLAC
Representantes da Frente Sindical Estadual também participam do 2º Congresso da Confederação dos Trabalhadores Legislativos das Américas e do Caribe (CONTLAC), que acontece em Brasília de 22 a 25 de abril, como parte do 10º aniversário da organização.
O encontro é promovido pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo do Brasil (Sindilegis) e reúne representantes de 11 países da região. O presidente do CLATE, Julio Fuentes, participará de um painel sobre “Negociação Coletiva na Administração Pública: Experiências das Américas e do Caribe” nesta quarta-feira, 23 de abril, às 10h30.
Leia mais: Dirigentes da CSPB marcam participação em Congresso Internacional de Servidores Públicos
Clique AQUI e veja a programação completa
Fonte: Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais - CLATE
Publicado pela CSPB
O SINDSEMPMG defende a regulamentação do teletrabalho que também é uma medida de prevenção a COVID-19
Dentre as medidas previstas estão aumento da alíquota previdenciária do funcionalismo público e privatizações