SINDSEMPMG participa de encontro de Lula e Ministro do Trabalho com Sindicalistas

Foto de capa: Ricardo Stuckert

O evento teve como temas centrais a criação de políticas de valorização do salário mínimo e da classe trabalhadora

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, receberam mais de 600 sindicalistas no Palácio do Planalto, em Brasília, para a cerimônia de criação de um grupo de trabalho destinado ao estudo e elaboração de uma Política de Valorização do Salário Mínimo – PVSM.

O Coordenador-Geral do SINDSEMPMG e Coordenador de Assuntos Parlamentares da FENAMP, Eduardo Amorim, representando a CSP-Conlutas, participou deste momento histórico que marca a reabertura das portas do Palácio do Planalto para os trabalhadores e trabalhadoras brasileiras após seis anos sendo ignorados pelos dois últimos Presidentes da República que implementaram políticas de precarização do serviço público.

Amorim comemorou a retomada do diálogo da Presidência com os representantes do movimento sindical: “O encontro de Lula no Palácio do Planalto com as lideranças sindicais foi épico. Era nítida a emoção nos olhos dos mais de 600 sindicalistas ali presentes com Lula agradecendo as entidades pelo apoio à democracia recém ameaçada e conclamando tod@s para participarem da construção de propostas para um Brasil mais inclusivo e menos desigual”.

Valorização do salário mínimo e da classe trabalhadora

A proposta da instauração do novo GT é retomar a PVSM - extinta pelo ex-presidente Jair Bolsonaro – de forma que o salário mínimo volte a ter aumentos reais, ou seja, que os reajustes anuais sejam calculados acima da inflação. O grupo vai trabalhar por 45 dias, podendo ter suas atividades prorrogadas pelo mesmo período.

Além da celebração do novo GT, o Governo também anunciou a criação de mais dois Grupos de Trabalho: um destinado à regulação do trabalho via aplicativos e outro à valorização do papel dos sindicatos nas negociações coletivas.

O Ministro Luiz Marinho ressaltou a importância dos servidores públicos e disse que o governo pretende implementar políticas de valorização.

Na ocasião, Lula disse que pretende construir uma nova política sindical no país adaptada à nova realidade do mundo do trabalho. O presidente também expressou em seu Twitter a importância de se fortalecer e valorizar as entidades sindicais: “Acham que o mundo moderno não precisa de sindicatos. Mas a democracia, quanto mais forte, mais precisa de sindicatos. Para representar os desejos dos trabalhadores”, tuitou o presidente.

O encontro que marcou o retorno do diálogo com trabalhadores foi muito aplaudido e comemorado por todas as lideranças sindicais presentes.

Assista ao evento completo

Entidades do Ministério Público e do Judiciário unidas em torno da Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro. Na foto: Coordenador-geral do SINDSEMPMG, Eduardo Amorim (centro); Coordenadora de Saúde dos Trabalhadores e Previdência da Fenajud, Carolina Costa (esquerda); e Coordenador da Fenajufe, Fabiano dos Santos (direita)

Fonte: Assessoria de Comunicação SINDSEMPMG

Publicado em 20/01/2023 às 10:28