
Artigo: O real legado da PEC Emergencial
Quando falamos em aplacar a crise aguda vivida há anos pelo estado brasileiro, a primeira coisa que vem a mente é o famoso “corte de despesas”.
O evento teve como temas centrais a criação de políticas de valorização do salário mínimo e da classe trabalhadora
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, receberam mais de 600 sindicalistas no Palácio do Planalto, em Brasília, para a cerimônia de criação de um grupo de trabalho destinado ao estudo e elaboração de uma Política de Valorização do Salário Mínimo – PVSM.
O Coordenador-Geral do SINDSEMPMG e Coordenador de Assuntos Parlamentares da FENAMP, Eduardo Amorim, representando a CSP-Conlutas, participou deste momento histórico que marca a reabertura das portas do Palácio do Planalto para os trabalhadores e trabalhadoras brasileiras após seis anos sendo ignorados pelos dois últimos Presidentes da República que implementaram políticas de precarização do serviço público.
Amorim comemorou a retomada do diálogo da Presidência com os representantes do movimento sindical: “O encontro de Lula no Palácio do Planalto com as lideranças sindicais foi épico. Era nítida a emoção nos olhos dos mais de 600 sindicalistas ali presentes com Lula agradecendo as entidades pelo apoio à democracia recém ameaçada e conclamando tod@s para participarem da construção de propostas para um Brasil mais inclusivo e menos desigual”.
Valorização do salário mínimo e da classe trabalhadora
A proposta da instauração do novo GT é retomar a PVSM - extinta pelo ex-presidente Jair Bolsonaro – de forma que o salário mínimo volte a ter aumentos reais, ou seja, que os reajustes anuais sejam calculados acima da inflação. O grupo vai trabalhar por 45 dias, podendo ter suas atividades prorrogadas pelo mesmo período.
Além da celebração do novo GT, o Governo também anunciou a criação de mais dois Grupos de Trabalho: um destinado à regulação do trabalho via aplicativos e outro à valorização do papel dos sindicatos nas negociações coletivas.
O Ministro Luiz Marinho ressaltou a importância dos servidores públicos e disse que o governo pretende implementar políticas de valorização.
Na ocasião, Lula disse que pretende construir uma nova política sindical no país adaptada à nova realidade do mundo do trabalho. O presidente também expressou em seu Twitter a importância de se fortalecer e valorizar as entidades sindicais: “Acham que o mundo moderno não precisa de sindicatos. Mas a democracia, quanto mais forte, mais precisa de sindicatos. Para representar os desejos dos trabalhadores”, tuitou o presidente.
O encontro que marcou o retorno do diálogo com trabalhadores foi muito aplaudido e comemorado por todas as lideranças sindicais presentes.
Fonte: Assessoria de Comunicação SINDSEMPMG
Publicado em 20/01/2023 às 10:28Quando falamos em aplacar a crise aguda vivida há anos pelo estado brasileiro, a primeira coisa que vem a mente é o famoso “corte de despesas”.
Os servidores filiados elegeram, ontem (26/05), a nova Diretoria, Conselho Fiscal e Delegados Regionais que representarão o sindicato no triênio 2021/2024. A eleição foi realizada de 8h às 18h, de forma on-line através do site do SINDSEMPMG