Sindicato emite ofício solicitando esclarecimentos do presidente do IPSEMG
Documento retrata que o atraso nos pagamentos dos fornecedores está afetando os servidores
O Coordenador-Geral do SINDSEMPMG, Eduardo Amorim, entrou em contato com o Procurador-Geral de Justiça imediatamente após o anúncio do Presidente do TJMG
“Nós prometemos anunciar o resultado de algumas reivindicações. Agora, acabamos de fazê-lo, anunciando a possibilidade de reajuste da data-base, com o índice já fixado, e também a nomeação de servidores, homologação da PV 2019, com pagamento de atrasados”, anunciou o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Gilson Lemes, em live realizada nesta terça-feira (26).
A live, marcada na tratativa da última quarta-feira (20), é parte do processo de negociações entre representantes do Tribunal e os sindicatos SERJUSMIG, SINDOJUS e SINJUS-MG, representados, respectivamente, por Rui Viana, Eduardo Rocha e Alexandre Pires.
“Gostaríamos de parabenizar os que foram aprovados no processo de Promoção Vertical, parabenizar os aprovados no concurso público, uma luta muito grande e que, agora, chegamos com a posse de 300 aprovados, e cumprimentar também os trabalhadores do Judiciário e os funcionários públicos como um todo nesta semana do Servidor”, acrescentou o presidente do SERJUSMIG, Rui Viana.
Medidas anunciadas
Veja, abaixo, os anúncios feitos pelo presidente do Tribunal:
- Data-base: recomposição do índice cheio dos anos de 2020 e 2021, no percentual de 9,32%. Esse é um posicionamento da equipe técnica e, diante dessa sinalização positiva, a presidência adota as providências para a tramitação interna e encaminhamento, o quanto antes, de projeto de lei para a Assembleia Legislativa.
- Concurso: nomeação de 300 servidores do concurso vigente, com o seguinte cronograma: 03/11/2021 (terão até dia 10/11 para se manifestarem). Publicação da nomeação: 22/11/2021, com previsão de posse no dia 07/01/2022. Na última quarta-feira (20), o SERJUSMIG havia protocolado um ofício junto à direção do Tribunal, reivindicando a definição da data para convocações e do número de convocados.
- Novas contratações: providências para contratação de um terceirizado por unidade judiciaria para auxílio ao gerente de secretaria no exercício de atividades que não sejam exclusivas de servidores.
- Promoções Verticais: sobre este ponto, os três sindicatos apresentaram um ofício conjunto pautando a questão, na última quinta-feira (21).
- Teletrabalho: aprovação da resolução 973/2021, regulamentando o teletrabalho.
- Auxílio-creche: aprovação da resolução 974/2021, que dispõe sobre o programa de assistência em creche ou em pré-escola para os dependentes de servidores ativos do Poder Judiciário.
- Diligências: a presidência mostrou disposição para que, tão logo superado o entrave legal decorrente da LC nº 173/2020, a partir de 01/01/2022, proceder com a justa revisão sobre o valor da diligência. Sobre esse ponto, o SINDOJUS e o SERJUSMIG apresentaram um ofício conjunto pautando a questão.
Aprovação dos concursados
A aprovação dos concursados é uma reivindicação histórica dos sindicatos, em parceria com o grupo de Aprovados do TJMG. A história do concurso de 2019 e o papel da luta do sindicato no resgate dessa pauta foi tema do podcast “Fala, SERJUSMIG” do mês de agosto.
A luta continua
As tratativas dos sindicatos com representantes do TJMG para abordar as demandas dos trabalhadores seguem acontecendo. A próxima mesa de negociações está agendada para o dia 17 de novembro.
Fonte: SERJUSMIG
Publicado em 26/10/2021 às 19:43
Documento retrata que o atraso nos pagamentos dos fornecedores está afetando os servidores
Alteração no texto da reforma da previdência passa a garantir esse direito a funcionário que ingressou no serviço público antes de 2003. Votação na comissão está prevista para terça-feira