Lideranças sindicais mineiras se reúnem com o Movimento BASTA para traçar estratégia contra a votação da PEC 32/2020

Diretor Jurídico do SINDSEMPMG integra grupo de combate à Reforma Administrativa Federal

Representantes dos trabalhadores do serviço público estadual estiveram reunidos na noite de sexta-feira (09/04) com as lideranças nacionais do Movimento BASTA a fim de traçarem estratégias de ação para barrarem a votação da PEC 32/2020, também conhecida como a PEC da Reforma Administrativa Federal, e para organização do movimento no estado.

O plano estratégico e de aplicação imediata acordado envolve a atuação perante as casas legislativas municipais e estaduais para realização de audiências públicas com convite a toda a sociedade para debater o tema. Além disso, o BASTA irá investir em comunicação de massa para alcançar os cidadãos de diversas localidades e camadas sociais por meio das redes sociais das entidades que participam do Movimento.

Segundo Antônio Carlos, presidente da Confederação Nacional dos Servidores em Carreiras Típicas de Estado – CONACATE – o objetivo do grupo é promover uma ação coordenada de comunicação entre as entidades para alcançar inicialmente o público direto dos sindicatos e, por meio do efeito replicante, atingir familiares, amigos e conhecidos desses trabalhadores.

Para João Domingos, Presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB – a missão dos trabalhadores e dos movimentos sociais organizados, não apenas das entidades sindicais, é conseguir não só dialogar com a sociedade por meio das redes sociais, mas também por meio do parlamento. Os líderes nacionais do Movimento apostam no contato direto com as câmaras municipais e com as assembleias legislativas para convencer as lideranças locais dos graves prejuízos que advirão a todos os brasileiros, caso a proposta do Governo Federal seja aprovada nos moldes em que foi enviada ao Congresso Nacional.

Rangel, da FENALE, alertou para a necessidade de que o movimento se organize e se estruture no Estado como forma de potencializar as ações estratégicas definidas.

A reunião teve participação de diversas entidades e total engajamento dos participantes.

A partir dessa semana, o Movimento BASTA enviará correspondências aos parlamentares federais mineiros convidando para uma conversa direta com as lideranças locais, visando conscientizar os deputados federais acerca dos riscos para o Estado Brasileiro com impacto negativo significativo sobre a prestação de serviços públicos e atendimentos básicos da população, com a Reforma Administrativa do Governo.

O diretor jurídico do SINDSEMPMG, Eduardo Maia, esteve presente no encontro e considera que as estratégias são factíveis e produzirão os resultados desejados. Maia enxerga o papel dos vereadores e dos prefeitos municipais fundamental no convencimento dos parlamentares federais, uma vez que as bases eleitorais dos deputados são os municípios.

A reunião foi finalizada com o compromisso de todos de agilizarem o contato com as câmaras municipais e com os parlamentares para realização das audiências públicas, que serão sempre divulgadas para que os servidores, familiares e amigos possam participar e influenciar as discussões.

Publicado em 12/04/2021 às 12:22