Desafios enfrentados pelas mulheres durante o período de pandemia foi um dos assuntos tratados na live com a médica e psicanalista Soraya Hissa

Diversos temas que permeiam o debate foram abordados durante a transmissão ao vivo

O SINDSEMPMG realizou, na noite desta segunda-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, a live “O Universo Feminino em Tempos de Pandemia”.

O bate-papo contou com a participação da médica e psicanalista, Dra. Soraya Hissa de Carvalho, do Coordenador-geral do sindicato, Eduardo Amorim, e mediação do Jornalista Fabiano Frade. Apesar da complexidade do assunto, ao longo da transmissão foram abordadas, de forma leve e descontraída, diversas outras questões que permeiam o tema.

Logo no início da live, Dra. Soraya falou sobre a situação das mulheres durante o período de confinamento. A psicanalista trouxe toda sua experiência e sensibilidade para mostrar a sobrecarga que as mulheres têm vivenciado dentro de casa, que por questões sociais já existiam, mas foram agravadas pela pandemia: “Nós sofremos com a questão familiar, da distância, dos problemas de dentro de casa. Nós somos as cozinheiras, lavadeiras, passadeiras, professoras dos filhos”, explanou sobre o acúmulo de papeis assumidos pelas mulheres em casa, além do profissional.

O Coordenador-geral do SINDSEMPMG relatou que a maioria das pessoas que buscam o sindicato são mulheres e que, neste período de pandemia, percebeu que grande parte das preocupações levadas por elas são relacionadas à família, aos filhos, ao convívio do dia a dia, à conciliação com o trabalho.

Ainda que não faça parte das questões levadas por servidoras ao sindicado, Eduardo aproveitou para destacar também o aumento dos casos violência doméstica durante o período de pandemia e deixou o alerta a todos as espectadoras: “Se for o seu caso, não hesite, denuncie!”.

Sobre essas preocupações familiares, Dra. Soraya explicou que as mulheres já possuem este perfil de zelo com o próximo, com a família, que tem sido ainda mais exigido na pandemia, mas esta doação de atenção e cuidado são somadas a questões pessoais já existentes: “a TPM, os nossos problemas, dificuldades, tudo isso que a mulher já enfrentava no dia a dia não pararam para a pandemia” e ponderou que o acúmulo dessas inúmeras preocupações desencadeia um grande desgaste psicológico para elas: “Chega e ser incapacitante para muitas (...) Somos fortes, aguentamos, temos garras, mas também somos humanas, também precisamos ser cuidadas, também precisamos descansar”, alertou.

Também foram levantadas questões como o uso de máscaras. Foi perguntado à Dra. Soraya como ela interpreta estas pessoas que se recusam a usar máscaras em público, mesmo sabendo que trata-se de uma proteção para si e para o próximo. A psicanalista explicou que há uma tendência do ser humano de negar o que não é visível, como é o caso do Coronavírus, somado à necessidade de se educar a sociedade, o que não foi feito no Brasil e em alguns outros países.

O Coordenador do SINDSEMPMG complementou que não se trata só da falta de se educar, mas insistência em se deseducar a sociedade através da postura adotada por parte dos governantes. Eduardo exemplificou a situação com o caso ocorrido em Israel, onde o Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo teve que ser repreendido por não usar máscara em um evento.

Além desses, também foram abordados assuntos diversos como a demora na vacinação e o surgimento das novas variantes do vírus, assédio moral, mercado de trabalho, desigualdade de gênero e outros desafios enfrentados pelas mulheres.

Assista à live completa:

Fonte: Assessoria de Comunicação