Voto Consciente: um exercício de cidadania

Eleger candidatos comprometidos com a causa trabalhadora é uma forma de promoção de mudança social e política

Com a proximidade das eleições municipais, que serão realizadas no dia 15 de novembro, é urgente um trabalho de conscientização política por parte de toda a população para que sejam eleitos candidatos compromissados com a valorização da classe trabalhadora, com os serviços e bens públicos, bem como com os valores de democracia e de justiça.

Pesquisas apontam para uma diminuição da representatividade dos trabalhadores na política. Segundo um levantamento do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), dos 594 parlamentares (513 deputados e 81 senadores) eleitos em 2010, 273 eram empresários, 160 compunham a bancada ruralista, 66 eram da bancada evangélica e apenas 91 parlamentares eram considerados representantes dos trabalhadores. *

Na atual legislatura (2019-2023), os trabalhadores têm ainda menos defensores. O Diap identificou que a bancada sindical possui apenas 35 representantes na Câmara Federal, enquanto no Senado, dos nove representantes que a bancada possuía, apenas dois conseguiram renovar os respectivos mandatos. Juntam-se à bancada mais três eleitos em 2018 cujo mandato vai até 2023, totalizando apenas cinco integrantes. **

Mudar este cenário de sub-representação é imprescindível para se reverter um quadro de favorecimento aos interesses da elite econômica que tem se apresentado cada dia mais evidente com propostas totalmente tendenciosas e punitivas para a classe trabalhadora. Neste sentido, as eleições municipais, para os cargos de prefeito e vereador, são uma oportunidade para o início de uma mudança significativa.

O incentivo ao voto consciente não se trata de direcionar os servidores por esta instituição representados para um determinado posicionamento político-partidário, mas sim de incentivar o exercício de cidadania através de um trabalho de análise e percepção política. Diante dos diversos ataques sofridos pela classe trabalhadora, é neste momento que a necessidade do pensamento coletivo se faz ainda mais evidente.

É importante que cada eleitor procure se informar a respeito dos candidatos, conhecer seu histórico de atuação, seus propósitos partidários e de suas coligações, sua linha de pensamento e posicionamento político, fazer uma análise profunda das propostas de campanha, bem como exigir seu compromisso com os interesses dos cidadãos.

Informe-se! A informação é a melhor arma de combate à corrupção e incentivo à democracia.

Consulte aqui as candidaturas e as contas eleitorais: http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/

*Dados retirados da Cartilha do Cidadão Consciente / Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar- Brasília, DF: DIAP, 2010.

**Dados retirados do estudo Radiografia do Novo Congresso: Legislatura 2019-2023 / Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. - Brasília, DF: DIAP, 2018.

Publicado em 14/10/2020 às 11:12