O estresse em meio à pandemia

Live do SINDSEMPMG trata de tema importante e esclarece dúvidas com a médica e psicanalista Dra. Soraya Hissa de Carvalho

Na última sexta-feira (05/06), o SINDSEMPMG transmitiu a live “O estresse em meio à pandemia” no seu canal no YouTube. O bate-papo contou com a presença da renomada médica e psicanalista, Dra. Soraya Hissa de Carvalho, do coordenador-geral do sindicato, Eduardo Amorim, e, como mediador, o jornalista Fabiano Frade.

O tema é atual pois o isolamento social, medida mais eficaz de prevenção à Covid-19, provocou uma mudança drástica na rotina da população. O estresse em meio à pandemia é o resultado da transformação da nova forma de viver em confinamento, que inclui adaptação, convivência, restrições, tolerância e preocupação com a saúde física e mental.

A primeira pergunta feita pelo coordenador-geral do SINDSEMPMG, foi sobre o impacto do estresse em meio à pandemia na vida dos profissionais da saúde que estão na linha de frente. Dra. Soraya falou que tem feito diariamente atendimento a esses profissionais através de sessões de psicanálise em grupo e individual.  Ressaltou que muitos deles tem enfrentado transtornos emocionais como ansiedade, insônia, depressão, dificuldade de sair para trabalhar, e alguns estão desenvolvendo até nosofobia (medo da própria doença).

Sobre o público em geral, Dra. Soraya ressaltou que o medo do contágio gerou uma rotina de cuidados excessivos, que para algumas pessoas, transformou-se em algo estressante. Apesar de todas as orientações dadas pelos profissionais da saúde, o número de pessoas que não cumprem à risca os cuidados e o isolamento social aumentou. Para Dra. Soraya, essa atitude é imprudente, tendo em vista que atualmente o país perde uma vida por minuto. “Realmente é uma fase muito difícil, e aproveito para repetir para todo mundo: fique em casa e apenas saia em uma situação que não seja possível sua permanência, e se proteja”, aconselha.

Neste cenário sombrio, para evitar o contágio do vírus, o teletrabalho tem se mostrado imprescindível. De acordo com Eduardo Amorim, o isolamento social, em razão da pandemia, demonstrou que o home office veio para ficar, haja vista o brilhante trabalho que vem sendo feito pelos servidores em home office. Destacou também preocupação com a pressão pela volta ao trabalho presencial num momento em que não se atingiu o auge da pandemia. “A situação é dramática, os casos vem aumentando exponencialmente e sequer atingimos o pico da pandemia”.

Outro assunto em pauta é como os pais devem agir com as crianças que estão com as atividades complementares das escolas, que seguem fechadas por causa da quarentena. As mães têm passado por momentos de estresse tendo de administrar o teletrabalho e acompanhar as vídeo aulas com os filhos.

Uma das maiores preocupações discutida pelos debatedores, foi um eventual retorno precipitado às atividades presenciais com escolas e/ou creches fechadas e pais que não têm com quem deixar os filhos, e, mesmo quando ocorrem atividades online, existe a necessidade de um acompanhamento de um adulto.

Sobre essa perspectiva, Dra. Soraya diz que não é possível voltar agora, que é necessário ter bom senso e quando houver condições, abrir de forma gradativa, sem acúmulo de pessoas. “Não é possível recuperar 2020 no segundo semestre, só vamos ter condições de andar na rua um pouco mais tranquilos, mas ainda nos protegendo, quando a vacina chegar”, finaliza.

Na live, a médica esclareceu sobre o uso de medicamentos (apenas com orientação médica); falou do medo da convivência e do contágio; de como a vacina é importante; da necessidade de evitar aglomerações; dos cuidados pessoais; e de optar por alimentos cozidos.

O evento contou com a participação de servidores, membros da Administração, representantes de outros sindicatos parceiros, como SERJUSMIG, e SINDSEMPPE. Muitos dos questionamentos foram respondidos na live, que abordou também a necessidade de se preservar o meio ambiente para evitar futuras pandemias.

Sigam nossas redes sociais e fiquem por dentro de tudo que acontece no SINDSEMPMG.

Para assistir à live “O estresse em meio à pandemia”, clique no link:

Publicado em 08/06/2020 às 13:23