Educadores dão aula de cidadania nas ruas neste 15 de maio

Educadores dão aula de cidadania nas ruas neste 15 de maio
Foto: Antônio Salaverry/Arquivo pessoal

 

SINDSEMPMG apoia o ato e também acredita no poder transformador da educação


 

Nesta quarta-feira (15), os educadores darão aulas nas ruas, esclarecendo à sociedade sobre a necessidade do apoio do povo brasileiro à luta em defesa da educação pública e do direito à aposentadoria. Juntos, professores do ensino fundamental, médio e superior, da educação privada e a estadual, resolveram, em greve, ir para as ruas, lutar em defesa da educação pública e contra a Reforma da Previdência.

 

O coordenador-geral do SINDSEMPMG, Eduardo Amorim, estará presente no seminário sobre a Reforma, às 14h, no Auditório Nobre do CAD 1 localizado na Rua Professor Baeta Viana, S/N, dentro da UFMG (Pampulha).

 

Cortes nas verbas para Universidades e em programa educacional


Vários segmentos, em especial as entidades representativas dos estudantes, se unem nessa luta que levanta-se contra o corte de 30% nos recursos repassados às universidades e institutos federais, anunciadas pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. Esses cortes “ comprometem de forma grave o funcionamento e das atividades das instituições, colocando em risco postos de trabalho, vagas de estudantes, desenvolvimento e pesquisa científica de todo o estado, já que a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) também foi atingida com os cortes orçamentários”, alerta o Sind-UTE/MG, um dos organizadores da greve.

 

O sindicato também alerta para o fato de, no âmbito estadual, a Reforma Administrativa de Zema também haver causado forte prejuízo à educação. O sindicato denuncia o corte de 80 mil vagas do programa Escola de Tempo Integral e a extinção de 9 mil postos de trabalhos, fato que além de prejudicar a continuidade do projeto pedagógico das escolas, causa desequilíbrio na organização familiar dos pais que precisam do programa para trabalharem.

 

Manifestação em BH reuniu milhares de pessoas

 

Reforma da Previdência


A luta também envolve esclarecer à sociedade sobre o falso argumento do governo federal de que e Reforma da Previdência (PEC 06/2019) vai equilibrar as contas públicas e reativar a economia.

 

O Sinpro Minas - Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais, também organizador da greve, denuncia que a Reforma, na verdade, “reduz significativamente o valor das aposentadorias (em mais de 40%, conforme cálculos já elaborados por economistas e especialistas), dificulta o acesso ao sistema previdenciário, acaba com a obrigatoriedade de reajuste dos benefícios e provoca outros graves prejuízos”.

 

Denuncia ainda a intenção por trás da PEC da Reforma da Previdência, de “privatizar a Previdência Social e extinguir o modelo existente hoje, que representa o maior programa de distribuição de renda no país”.

 

Juntos, vamos derrotar essa proposta que acaba com a Previdência Social!

 

 

Veja abaixo um calendário divulgado pelo Sind-UTE/MG:

 

Em BH a concentração se iniciou às 09h30 da manhã de hoje, na Praça da Estação.

 

Uberlândia

Em Uberlândia, será realizado um ato ato público regional, com a presença de representantes dos municípios: Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba, Patos de Minas, Capinópolis, Santa Vitória, Tupaciguara, Araguari e Araxá.

 

O ato acontecerá no dia 15/05, às 15h, na Praça Tubal Vilela.

 

Ibirité

Em Ibirité, será realizada uma assembleia na Praça do Fórum para debater sobre plano de carreira, férias-prêmio e a construção da pauta de reivindicações. A assembleia acontecerá às 8h30. No período da tarde, às 13h, um ônibus sairá da porta do Sind-UTE/MG do município (à Rua João Carvalho Drumond, 145 – Vila Nova Esperança) rumo ao debate sobre a Reforma da Previdência na UFMG, em Belo Horizonte, promovido também pelo Sindicato.

 

Ubá

A Subsede de Ubá convoca a todos/as para participarem da atividade do dia 15, que acontece na Praça Armando Bigonha (ao lado do Banco do Brasil), às 17h.

 

Muriaé

O ato no município de Muriaé acontece na Praça do trabalhador – Barra, às 16h.

 

Unaí

A atividade do dia 15 de maio, no município de Unaí, acontece na Praça da Matriz, a partir das 8h.

 

Caxambu

Em Caxambu, a defesa da educação pública e do direito à aposentadoria, neste dia 15 de maio, acontece na Praça XVI de Setembro, às 10h.

 

Janaúba

Em Janaúba, o ato regional acontece na Praça do Cristo, a partir das 7h30.

 

Cataguases

Em Cataguases, a atividade do dia 15 contará com panfletagem, aula pública e passeata, pautadas na luta contra a Reforma da Previdência, redução da Educação Integral e cortes nos recursos das universidades e escolas técnicas federais. As ações acontecem na Praça Chácara Catarina, a partir das 9h.

 

Montes Claros

O ato no município de Montes Claros acontece na Praça do Automóvel Clube, às 16h do dia 15.

 

Viçosa

Em Viçosa, a Greve Nacional da Educação neste 15 de maio acontece nas Quatro Pilastras, a partir das 7h30. Em defesa da educação e ciência públicas, pela liberdade de aprender e ensinar e contra a Reforma da Previdência!

 

Diamantina

Em Diamantina, o ato acontece no Largo Dom João, às 15h.

 

Governador Valadares

A Greve Nacional da Educação terá ato em Governador Valadares. A manifestação acontece na Praça dos Imigrantes (praça do shopping), a partir das 8h.

 

Veja aqui os atos por estado

 

 

 

Fonte: Serjusmig

 

Publicado em 15/05/2019 às 13:14

Notícias relacionadas