SINDSEMPMG e SERJUSMIG lançam segunda etapa de Campanha contra a Reforma Administrativa - PEC 32
Campanha veiculada nas mídias tradicionais buscam alcançar grande parte do público afetado pela pauta de desmonte do Estado democrático de direito
Sindicato requer revogação do art. 26 da Resolução PGJ nº 58/2013 – e modificação da Resolução PGJ nº 46/2023.
O SINDSEMPMG protocolou o Ofício CG nº 111/2026, por meio do qual requer ao Procurador-Geral de Justiça a revisão das regras que tratam das ausências de servidores para consultas, exames, tratamentos e acompanhamentos terapêuticos próprios ou de familiares.
No documento, o Sindicato requer a revogação do artigo 26 da Resolução PGJ nº 58/2013 e a adequação da Resolução PGJ nº 46/2023, propondo que essas ausências passem a ser registradas diretamente no sistema oficial, com envio eletrônico da documentação comprobatória, nos moldes já adotados para as licenças destinadas ao tratamento da própria saúde.
O ofício destaca que a regulamentação atual não acompanha a realidade do acesso aos serviços de saúde, já que consultas, exames, tratamentos e acompanhamentos são realizados conforme a disponibilidade das agendas dos profissionais, o que dificulta o cumprimento das exigências atualmente impostas aos servidores.
A exigência de prévia autorização da chefia, a necessidade de demonstração da impossibilidade de realização do atendimento fora do horário de expediente e a imposição de compensação da jornada, em diversas situações, acabam por gerar constrangimentos administrativos, insegurança quanto ao exercício desse direito e tratamento desigual entre chefias, servidores e unidades administrativas.
A proposta atende solicitação de muitos servidores e visa simplificar os procedimentos administrativos, assegurar o direito à saúde e ao cuidado, conferindo maior uniformidade na aplicação da norma, segurança jurídica, racionalidade e impessoalidade ao tratamento dessas ocorrências, sem criar novos benefícios ou ampliar hipóteses de afastamento.
Com a iniciativa, o SINDSEMPMG reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos dos servidores e com a construção de normas que assegurem maior segurança jurídica, eficiência administrativa e respeito ao direito à saúde.
Acesse o oficio n°111/2026 nos anexos.
Publicado em 21/07/2026 às 11:47
Campanha veiculada nas mídias tradicionais buscam alcançar grande parte do público afetado pela pauta de desmonte do Estado democrático de direito
Zema se comprometeu a complementar os valores repassados a menor em meses futuros assim que o fluxo de caixa se normalizar; Nova reunião ocorrerá em 15/06.