A produção da prova técnica ambiental está em constante evolução, e este é o momento de acompanhar as principais discussões da área.
Nos dias 10 e 11 de novembro, Belo Horizonte recebe o I Encontro Nacional de Perícia e Valoração de Dano Ambiental, reunindo especialistas, pesquisadores, membros e servidores dos Ministérios Públicos de todo o Brasil.
A ANSEMP e a FENAMP apoiam a realização do CONGEA e reforçam o convite para que servidores, pesquisadores, estudantes e profissionais participem do evento, que se consolida como um importante espaço para a troca de conhecimentos, o debate de desafios contemporâneos e a divulgação de pesquisas voltadas à gestão ambiental e ao desenvolvimento sustentável
Ao longo da programação, serão debatidos temas como:
- Metodologias de valoração do dano ambiental;
- Inteligência Artificial aplicada à perícia;
- Novas tecnologias;
- Estudos de casos de grande repercussão nacional.
Além do conteúdo técnico, o evento será uma excelente oportunidade para integração, networking e troca de experiências entre profissionais de diferentes estados.
PUC Minas – Belo Horizonte
Dias 10 e 11 de novembro
XVII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental (CONGEA)
O encontro integra o XVII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental (CONGEA), que acontecerá entre os dias 9 e 12 de novembro de 2026, no Campus Coração Eucarístico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em Belo Horizonte, MG. Realizado pela PUC Minas e pelo Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais e de Saneamento (IBEAS), o evento reunirá pesquisadores, professores, estudantes, profissionais e representantes do poder público de todo o país em uma programação composta por palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos, minicursos e visitas técnicas.
- As submissões de Resumos Expandidos estão abertas até o dia 02 de agosto de 2026.
Os trabalhos podem abordar temas como gestão ambiental em universidades e indústrias, resíduos sólidos, recursos hídricos, tratamento de água e efluentes, saneamento, licenciamento ambiental, sustentabilidade, recuperação de áreas degradadas, mudanças climáticas, eficiência energética, educação ambiental, entre outros.
- Mais informações e submissão de trabalhos: https://www.ibeas.org.br/congresso17
- Informações gerais sobre o encontro: https://www.ibeas.org.br/congresso17/conteudo.php?id=45*
- Programação do Congresso: https://www.ibeas.org.br/congresso17/conteudo.php?id=10
- Inscrições do Congresso: https://www.ibeas.org.br/congresso17/conteudo.php?id=1
Esperamos você!
Publicado em 20/07/2026 às 15:20