Mobilizações em prol de Justiça Trabalhista, Social e Tributária ganham força

Mobilizações em prol de Justiça Trabalhista, Social e Tributária ganham força

Manifesto “Somos 99%” já conta com mais de 245 mil assinaturas e o Plebiscito Popular pelo fim da Jornada de Trabalho 6x1 está aberto para a votação até o mês de setembro

Novas campanhas de mobilização têm se espalhado pelo país, principalmente através das redes sociais.

Movimento “Somos 99%”

Pautado na luta contra a desigualdade social, acumulo de riqueza e a manutenção dos privilégios do 1% mais rico.  O conceito é simples, mas direto: 99% da população trabalha, produz, sustenta a economia, mas não participa das decisões centrais do poder e não usufrui de maneira justa da riqueza nacional que produz, enquanto 1%, representado pelos super ricos, segue ampliando seus privilégios, muitas vezes à custa do empobrecimento e da precarização da vida da maioria do povo brasileiro.

A temática da campanha e as pautas defendidas são recorrentes na sociedade e, com o atual posicionamento do Congresso Nacional sobre esses assuntos, surgiu a necessidade de que mobilizações populares e democráticas se articulem através dos sindicatos, movimentos sociais e dos cidadãos na luta por justiça social, trabalhista, tributária, fiscal e contra o avanço de pautas que beneficiam apenas uma minoria privilegiada, sempre financiado por cortes em direitos sociais.

A ideia central da campanha é escancarar de forma direta a discrepância existente entre os privilégios concedidos à porcentagem ínfima da população e a escassez de recursos empregados e distribuídos para a melhoria da vida da maior parte da população.

Os principais pontos defendidos pelo movimento são:

  • a extinção dos super salários;
  • a valorização do trabalhador(a);
  • uma reforma tributária justa que taxe os super ricos;
  • o aumento da transparência nos gastos públicos;
  • a isenção de imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais;
  • e o fim dos subsídios altíssimos concedidos aos grandes empresários

 

Plebiscito pelo fim da Jornada de Trabalho 6x1

Alinhada aos interesses da maior parte da população, que vive condições de trabalho insustentáveis e precarizadas com jornadas esgotantes, o movimento também defende o fim da escala de trabalho 6x1 e pede revisão da legislação trabalhista para garantir jornadas mais humanas e equilibradas, que respeitem o direito ao descanso, ao convívio familiar e à saúde mental.

O SINDSEMPMG convida todas as servidoras e servidores a votarem no Plebiscito Popular e assinarem a Petição do Movimento “Somos 99%”. As ações são totalmente online, rápidas, seguras, e representam um importante instrumento de mobilização e conscientização social.

Participe das campanhas e fortaleça a luta por direitos, dignidade e melhores condições para a classe trabalhadora e toda a população brasileira.

 

 

Publicado em 09/07/2025 às 12:34

Compartilhar

Notícias relacionadas