Com as mudanças, o papel do Sindicato e da categoria saem fortalecidos
Em Assembleia Geral Extraordinária, realizada na noite de quarta-feira (07/05), o SINDSEMPMG deliberou com a categoria propostas de alterações no estatuto do Sindicato, sendo essas parcialmente aprovadas pela AGE.
A Coordenadora-Geral do SINDSEMPMG, Fanny Melo, deu início à Assembleia cumprimentando os presentes e convidando a todos a aderirem à Campanha #DestravaJá! Na oportunidade, Fanny apresentou os materiais que vêm sendo distribuídos pelo Sindicato para adesão à campanha e esclareceu como os mesmos podem ser solicitados e que a campanha precisa do engajamento de todos os servidores, independentemente da posição na carreira em que se encontram, já que a carreira é um direito todos!
Após os informes iniciais, Fanny explicou a dinâmica da AGE, apresentando cada item proposto na pauta. Todas as sugestões de alterações estatuárias foram esclarecidas e amplamente debatidas com os servidores, que puderam propor destaques e tirar dúvidas a respeito de cada ponto sugerido pelo sindicato.
Feitos todos os esclarecimentos e votados cada item, 21 das 22 propostas de alteração no Estatuto do SINDSEMPMG receberam a maioria absoluta dos votos.
Entre os principais pontos propostos pelo Sindicato e aprovados pela Plenária, merecem destaque a vedação para que: a) servidores comissionados tenham participação na diretoria colegiada da entidade; b) servidores de recrutamento amplo possam, mesmo filiados, votar em Assembleias em que sejam discutidos assuntos prejudiciais aos servidores efetivos; c) servidores não filiados possam se manifestar em Assembleias Gerais da categoria.
Os itens que tratavam da criação das “Diretorias da Mulher e da Igualdade”; da “Pessoa com Deficiência”; e das “Pessoas Aposentadas e Pensionistas”, importantes espaços de defesa de direitos, também tiveram massiva votação, mas não atingiram os 2/3 de votos dos filiados, não figurando entre os temas aprovados.
Por fim, Fanny agradeceu a participação de todos e todas, ressaltando que as alterações apresentadas são de extrema importância para fortalecer a atuação do Sindicato na defesa os direitos da categoria de forma mais justa e coerente com os princípios da defesa de direitos coletivos e fins estatutários.
Acesse a tabela com os pontos aprovados, a nota de esclarecimento sobre a votação e a convocação da AGE.
Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDSEMPMG
Publicado em 09/05/2025 às 15:16