Coordenadora-Geral do SINDSEMPMG participa de reunião de trabalho da organização internacional UIS-Serviços Públicos

Coordenadora-Geral do SINDSEMPMG participa de reunião de trabalho da organização internacional UIS-Serviços Públicos

Fanny é Diretora de Assuntos da Mulher na UIS, representando o Brasil, e falou sobre a importância da regulamentação da negociação coletiva no serviço público

A Coordenadora-Geral do SINDSEMPMG, Fanny Melo, participou, na última terça-feira (06/08), da reunião inaugural dos secretários continentais/regionais e dos secretários dos comitês de trabalho da UIS (Uniões Internacionais Sindicais) como representante de todas as mulheres brasileiras para discutir e informar sobre a implementação do Plano de Ação (POA) da organização.

Fanny integra a entidade por indicação da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil para um mandato de 2023 a 2027. Da reunião participou ainda o diretor executivo da UIS no Brasil, Luiz André Ferreira da Costa.

O Secretário-Geral da UIS, Zola Saphetha, parabenizou a conduta dos países latinos que, junto com a África Inglesa, são as regiões que já se encontram com todas as ações do POA bem conduzidas e com os postos de representatividade já definidos. Saphetha também ressaltou que uma das principais metas da UIS é trabalhar para assegurar a negociação coletiva no serviço público em todos os continentes.

Em sua fala, Fanny ressaltou que as entidades sindicais representativas do funcionalismo público brasileiro estão empenhadas neste objetivo, inclusive com avanços importantes, mas que o tema ainda enfrenta desafios, principalmente no Congresso: “Apesar do Brasil já ter ratificado a Convenção nº 151, com o atual Governo Federal, que já inclusive construiu propostas através do Grupo de Trabalho destinado a essa discussão, essa regulamentação enfrenta grande resistência da bancada ultraliberal do legislativo brasileiro, não reconhecendo os direitos e garantias dos trabalhadores, principalmente dos servidores públicos”, ressaltou.

Corroborando com a fala da Diretora da UIS, Luiz André também ressaltou que, em que pese o executivo já possuir um documento pronto para efetivação da negociação coletiva no serviço público, o mesmo não foi sequer apresentado no Congresso Nacional exatamente pela dificuldade provocada por este cenário de parlamentares alinhados aos ideais da extrema direita.

Por fim, foram definidas as estratégias de atuação das secretarias continentais/regionais e dos comitês de trabalho da UIS dentro do Plano de Ação (POA), que serão divulgadas oportunamente.

                                            Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDSEMPMG

Publicado em 12/08/2024 às 12:28

Compartilhar

Notícias relacionadas