SINDSEMPMG participa do 12º Fórum Sindical Trabalhista dos BRICS realizado na África do Sul

O evento internacional debateu temas relacionados ao desenvolvimento, justiça social, paz e dignidade aos povos

O Coordenador Geral do SINDSEMPMG, Eduardo Amorim, participou do 12º Fórum Sindical Trabalhista dos BRICS (BTUF), realizado em Durban, na África do Sul, nos dias 26 e 27 de setembro. O tema central dessa 12ª edição do encontro foi: “Cooperação do Fórum Sindical do BRICS para um desenvolvimento justo e inclusivo para todos os povos do mundo – Avançando no caminho da justiça social, a paz e a dignidade”.

Amorim representou a Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), ao lado de Denílson Pestana da Costa, presidente da NCST/PR. O encontro reuniu lideranças sindicais representantes de entidades da África do Sul, Brasil, Índia, Rússia e China - nações que compõem o grupo BRICS - para discutir questões relacionadas ao desenvolvimento, justiça social, paz e dignidade. O Brasil foi representado pelas cinco maiores centrais sindicais do país: Força Sindical, CUT, UGT, CTB e Nova Central.

Esta foi a primeira reunião presencial do Fórum Sindical do BRICS desde a pandemia da COVID-19. O encontro histórico preza pela inclusão, abertura e respeito mútuo dos BRICS na construção de parcerias para uma cooperação eficaz.

Após o anúncio da ampliação dos BRICS, o 12ª BTUF deu as boas-vindas aos novos integrantes e à crescente parceria com diferentes regiões do mundo. Argentina, Egito, Irã, Etiópia, Arábia Saudita e Emirados Árabes passarão a compor o bloco a partir de janeiro de 2024.

Dentre os discursos que marcaram o encontro, foram abordados desafios comuns aos países participantes como o combate à desigualdade social e a ampliação da oferta e concessão de emprego digno. Os participantes também assumiram o compromisso de atuar com efetividade em benefício dos povos, da paz, de uma ordem internacional mais representativa e mais justa.

Além dessas questões, os líderes também falaram sobre a urgência de ações ambientais para barrar o desmatamento, a poluição e as consequências climáticas, bem como a necessidade de políticas públicas de proteção social, luta contra o racismo e inclusão social.

Ao final da reunião foi aprovado pelos participantes um texto de Declaração Ministerial, que será assinado por todos os Ministros do Trabalho dos cinco países – o Brasil representado pelo ministro Luiz Marinho – que visa promover a cooperação econômica e política entre as nações do BRICS, para a criação de empregos de qualidade, desenvolvimento de habilidades e redução da desigualdade no mercado de trabalho.

O 13º Fórum de Diálogo Sindical do BRICS (BTUF) será realizado na Rússia, em 2024.

Leia na íntegra a Carta Final (anexo)

Publicado em 28/09/2023 às 14:59