SINDSEMPMG apoia Projeto de Lei que limita as taxas de juros no Brasil

Projeto busca combater a usura e estabelecer um limite às altas taxas de juros

O SINDSEMPMG apoia e participa da campanha, realizada pela Auditoria Cidadã da Dívida (ACD), que pede a limitação de juros no Brasil. O Sindicato esteve presente na Live de lançamento da campanha, nesta segunda-feira (18/09), com mais outras 60 entidades que também apoiam o projeto.

O evento de lançamento aconteceu de forma virtual pelo canal da ACD no Youtube e contou com a participação de autoridades, economistas, jornalistas, representantes dos movimentos social e sindical; entre eles, o coordenador-geral do SINDSEMPMG, Eduardo Amorim.

Limitação na taxa de juros já é aplicado em países do exterior

A campanha tem como origem o Projeto de Lei, apresentado pela ACD à Câmara Federal no último dia 21 de junho, que propõe a alteração da Lei 1.521 para limitar as taxas de juros no país, como ocorre em mais de 70 países, entre eles, Portugal, Espanha e França.

“Enquanto o mundo todo está praticando taxas de juros próximas de zero ou até negativas há anos, o custo médio da dívida divulgado pelo Tesouro Nacional em 2021 foi de 8,91% ao ano, custo bem mais elevado que a média da taxa básica de juros Selic, uma vez que a maior parte da dívida está indexada a outras taxas de juros bem superiores”, exemplificou a auditora fiscal aposentada Maria Lucia Fattorelli, coordenadora da ACD.

Por que reduzir os juros?

Essa alta carga de juros é um dos responsáveis pelo cenário de crise econômica que vivemos no país: “Os juros altos têm sido o principal fator de crescimento da dívida pública no Brasil (federal, estadual e municipal), assim como da dívida das empresas e das pessoas”, denuncia Fatorelli.

Conheça a campanha

Para saber mais sobre o Projeto de Lei, conhecer a campanha e expor sua opinião sobre a proposta, acesse o site: http://auditoriacidada.org.br/limite-dos-juros/.

Publicado em 20/07/2022 às 15:24