Círculos de construção da paz é tema de palestra ministrada por diretora do SINDSEMPMG

Diretora de Formação Política e Sindical apresentou aula sobre métodos de construção de paz no último dia 29 de março

Convidada para falar aos alunos do curso de farmácia da Universidade Federal de São João Del Rei, a diretora do SINDSEMPMG, Fanny Melo, apresentou o tema “Círculos de construção da paz” em palestra aberta a toda a sociedade.

O tema abordado é uma forma de estabelecer uma conexão profunda entre as pessoas, explorar as diferenças no lugar de exterminá-las e ofertar a todos igual e voluntária oportunidade de participar, de falar e ser ouvido, sem interrupção.

Na oportunidade, a palestrante discorreu sobre as origens ancestrais do método e apresentou sua conceituação moderna, a partir da abordagem defendida pela estudiosa americana Kay Pranis e sua aplicação na sociedade contemporânea.

Para Fanny, “‘Círculos de construção de paz’ é uma metodologia e um instrumento de trabalho a ser aplicado tanto em processos simples, que vão desde um diálogo em nossos espaços de convivência, quanto complexos, em situações de conflito, agindo para restaurar um ambiente propício ao entendimento e construção de relações saudáveis entre os envolvidos”.

A Diretora também agradeceu ao SINDSEMPMG pela oportunidade de desenvolver a consciência coletiva e a responsabilidade de se engajar e buscar as mudanças para a construção de uma sociedade melhor e mais justa: “Foi nessa instituição que eu comecei a enxergar o papel do todo, o nosso papel maior enquanto protagonistas das mudanças que a gente deseja ver na sociedade. A conseguir entender melhor o tamanho da nossa desigualdade e os mecanismos que nós temos também para fazer essas transformações”.

Acesse aqui a íntegra da palestra.

Os slides estão disponibilizados no anexo desta matéria.

Publicado em 05/04/2021 às 11:58