Tecnologia adapta MPMG ao teletrabalho e dinamiza funcionamento da Justiça

Tecnologia adapta MPMG ao teletrabalho e dinamiza funcionamento da Justiça
Crédito: Alterio Felines_Pixabay

 

SINDSEMPMG defende há anos, junto à PGJ, a implantação e a expansão do home office, inclusive para o interior. Atual crise sanitária comprovou a boa adaptação e a produtividade dos servidores sob esse sistema

 

Com a adoção de medidas de isolamento social por causa do coronavírus, houve grande preocupação de que a ausência física de servidores pudesse causar entraves nas instituições públicas que defendem os interesses dos cidadãos e da sociedade. Entretanto, números divulgados recentemente pelo Ministério Público de Minas Gerais demonstram que ao menos essa instituição soube se adaptar com agilidade à realidade do teletrabalho através do uso da tecnologia.

 

De acordo com notícia divulgada no próprio portal do MPMG, o balanço após cerca de um mês no regime de trabalho remoto foi positivo. No período, que foi do dia 19 de março ao último dia 15 de abril, a instituição manifestou em 61.088 processos, realizou 4.530 audiências e instaurou 5.185 procedimentos extrajudiciais.

 

Ainda segundo a matéria, houve um aumento considerável de despachos e decisões online e nos expedientes do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Isso tudo graças à ampliação do uso de ferramentas online, sobretudo para comunicação entre servidores e funcionários.

 

Embora alguns servidores, terceirizados e membros da Administração do órgão, como o próprio procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, tenham que comparecer fisicamente às dependências do MP para trabalhar, a maioria dos funcionários em todo estado está conseguindo executar as funções de casa.

 

E apesar das circunstâncias ruins, a adaptação do trabalho do MPMG à realidade remota pode ser um passo importante para a modernização iniciada com a implantação do processo judicial eletrônico, em 2012, e do sistema eletrônico de execução penal, em 2016. Como a própria notícia do Ministério apontou, o trabalho à distância fez com que aumentassem demandas diárias em relação às atividades já tradicionais que, agora, estão sendo solucionadas por meio do uso da tecnologia e ferramentas virtuais novas e já existentes.

 

Fonte: Novos Inconfidentes

Publicado em 29/04/2020 às 11:56

Notícias relacionadas