Máscara passa a ser obrigatória a partir de amanhã (17), em Belo Horizonte

Crédito: Mohamed Hassan _ Pixabay

Novas medidas para conter o avanço do novo coronavírus em Belo Horizonte serão anunciadas pela prefeitura amanhã, sexta-feira. O uso de máscaras por toda a população, a exemplo do que acontece em algumas cidades da Grande BH, deve ser uma delas.

Quem não usar o Equipamento de Proteção Individual (EPI) poderá ser proibido de entrar em qualquer estabelecimento da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Alexandre Kalil na tarde de terça-feira (14), durante coletiva na sede do Executivo municipal.

Ele afirmou que o novo decreto, o quarto editado pela prefeitura em menos de um mês, vai tornar as medidas de proteção contra a Covid-19 ainda mais rigorosas. Sem ainda detalhar quais os pontos do documento, além das máscaras, as ações devem estar voltadas para o transporte coletivo da cidade.

Distribuição

Em relação aos EPIs, Kalil adiantou que haverá distribuição gratuita, via centros de saúde, para a população mais pobre. O processo de compra foi iniciado na terça-feira e a previsão é a de que o fornecimento comece dentro de duas semanas, respeitando o prazo que pode ser pedido pelas empresas para a entrega do suprimento.

Os demais moradores terão que comprar a própria proteção. O secretário de Planejamento, André Reis, indicou que as do tipo caseiras podem ser usadas. Independentemente do modelo, cuidados devem ser seguidos.

Titular da Secretaria Municipal de Saúde, Jackson Machado destacou que o isolamento em Belo Horizonte tem dado certo. Segundo ele, desde que as medidas mais restritivas tiveram início, mais de 70 mortes e dois mil casos podem ter sido evitados.

Fonte:  Jornal Hoje em Dia

Publicado em 16/04/2020 às 10:20