Sindicato se reúne com a Administração Superior para falar sobre o teletrabalho

Dirigentes propuseram mudanças requeridas pelos servidores participantes do piloto

Perto de completar três meses de projeto, o período de teste do teletrabalho no MPMG já em sua fase final. Conforme divulgado anteriormente, o SINDSEMPMG esteve acompanhando o processo durante esse tempo, mantendo contato com os servidores envolvidos no modelo de home office para propor melhorias e mudanças que fossem necessárias para o bom funcionamento do mesmo.

Estiveram presentes na reunião de hoje, 31, o coordenador-geral do SINDSEMPMG, Eduardo Amorim, e o diretor de Assuntos Jurídicos Eduardo Maia. Por parte da Administração Superior compareceram ao encontro o procurador-geral Adjunto Administrativo, Heleno Rosa Portes, a diretora-geral Clarissa Duarte, o superintendente de Recursos Humanos, Junio Doroteu, e mais alguns membros integrados ao projeto.

Dentre as demandas levantadas pelos analistas da Assessoria Técnico Jurídica, a quantidade de processos recebidos foi um dos pontos principais. Os servidores informaram que o aumento da produtividade em 33% não estava condizente com as particularidades do trabalho desempenhado, o que impede a categoria de alcançar o objetivo do projeto. Os dirigentes do sindicato apresentaram a proposta de diminuição para 20%. A proposição foi bem aceita e acatada pela Administração, diminuindo a carga para 23 processos na Assessoria Civil e para 18 na Criminal, que ficou de emitir comunicado posteriormente informando a decisão.

Outros pleitos foram levados ao conhecimento da Procuradoria-Geral de Justiça e alguns ficaram de ser analisados. Veja algumas das tratativas debatidas nessa quinta-feira:

• Uso rotativo das vagas passará a ser somente para carga e descarga dos processos - em caso de necessidade de impressão o servidor não poderá deixar o carro no local;

• Acesso remoto aos arquivos em nuvem do órgão deverá ser disponibilizado em breve;

• Disponibilidade de um funcionário (boy) da entidade para pegar e levar os processos até o veículo do servidor com auxílio de um carrinho;

• Liberação da estação de trabalho para o servidor que queira utilizar seu dia presencial para adiantar/revisar algum processo, entre outros.

Não foi aprovada pela PGJ o pleito de “desconto” da carga semanal quando da utilização de resolução. De acordo com os representantes do MPMG, essa regulamentação não se aplica a modalidade home office, tendo citado na oportunidade a inexistência de tal previsão em outros órgãos como TJMG e MP/SC.

O sindicato desde o início do período de testes do teletrabalho sempre defendeu sua extensão aos servidores do interior e o retorno, conforme informações da PGJ, tem sido bastante positivo.

Ainda não há previsão de quando sairá o resultado final do projeto, mas o SINDSEMPMG fará tudo o que for possível para defender os direitos e interesses da categoria e lutar para que ele contemple a maior quantidade de servidores.

Publicado em 31/10/2019 às 17:08