Greve geral contra a Reforma da Previdência é definida por todas as centrais sindicais
Além disso, o calendário de mobilização inclui também um dia nacional de lutas no dia 15 de maio
Entidade se consagrou combativa e acumulou muitas conquistas para a categoria durante esse período
Em 30 de maio de 2005 era fundado o Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (SINDSEMPMG). O propósito era criar uma entidade que fosse responsável pela defesa e a representação legal dos trabalhadores da categoria.
Com a missão de contribuir para o aperfeiçoamento da instituição de modo a tornar o MPMG o melhor Ministério Público para se trabalhar no Brasil, o SINDSEMPMG vem cumprindo seu papel ao longo dos anos. Durante esse período muitas lutas foram travadas, pleitos conquistados e ainda há bastante caminhos a se percorrer.
História
Tudo começou com a união de um pequeno grupo de servidores que decidiram que a categoria do MPMG necessitava de uma entidade sindical que defendesse seus direitos e interesses se tornou um dos maiores sindicatos de servidores públicos do Brasil, hoje com quase 2000 filiados.
Ainda sem sede, estrutura e liberação dos dirigentes, a execução e o funcionamento do sindicato se apresentaram árduos, mas a competência da Diretoria Colegiada se sobressaiu. Atualmente, a entidade conta com uma equipe altamente capacitada e abrangente em todo o Estado.
Vitórias
Aprovação da Lei 19.923/2011 que regulamentou a data-base (representa 40% do salário atual do servidor até 2017), criação do auxílio saúde, equiparação e majoração do auxílio-alimentação, publicação da Resolução n.º 004/2012 que disciplina a remoção, realizações de eleições paralelas com resultado enviado ao governador.
O sindicato oferece consultoria jurídica e previdenciária aos sindicalizados, seguro de vida e assistência funeral gratuitos, diversos convênios e plano de saúde UNIMED ESTADUAL e NACIONAL com descontos, planos odontológicos. cursos de idiomas, dentre outros. O SINDSEMPMG tem trabalhado em conjunto com os delegados regionais para captar mais convênios de interesse dos servidores do interior também.
O dirigente atual do SINDSEMPMG, um dos fundadores da entidade e primeiro coordenador-geral, Eduardo Amorim, recorda o início difícil sem nenhuma estrutura e sem liberação durante os 3 primeiros anos.
Ele destaca a campanha histórica para se chegar aos 1.000 filiados que coincidiu com a primeira paralisação de servidores da história do MPMG no ano de 2009 e posteriormente com a maior paralisação da história dos servidores públicos do Estado de Minas Gerais em 2015/2016.
Hoje o estabelecimento conta com excelente estrutura para atender as necessidades da categoria, além de funcionários capacitados e preparados para proporcionar o melhor atendimento possível.
Futuro
Os sindicatos e os servidores públicos passam por seu pior momento político pois enfrentam um cenário adverso de ameaças vindas da Reforma da Previdência e da possível adesão do Estado de Minas ao Regime de Recuperação Fiscal (RFF) que acarretariam o fim do quinquênio e da ADE, das férias-prêmio, além do aumento da alíquota de desconto da contribuição previdenciária que pode chegar a 22%, dentre outros.
Segundo o diretor de Assuntos Jurídicos e ex-coordenador-geral, Eduardo Maia, “o momento atual é desafiador. As ameaças à categoria dos servidores públicos precisam ser enfrentadas com determinação. O sindicato tem o papel de liderar e motivar os servidores a reagirem. A unidade será o nosso maior trunfo nessa luta!”, pontuou.
O SINDSEMPMG já passou por outros momentos difíceis e lutará contra estes retrocessos assim como lutou ao longo de seus 14 anos e aproveita a oportunidade para agradecer o apoio e a confiança dos quase 2.000 filiados que transformaram esta jovem entidade de classe na maior do país dentre as de servidores de Ministérios Públicos Estaduais.
Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDSEMPMG
Publicado em 30/05/2019 às 13:52
Além disso, o calendário de mobilização inclui também um dia nacional de lutas no dia 15 de maio
Aprovação de tal proposição representaria importante instrumento de luta por direitos das categorias organizadas. SINDSEMPMG irá acompanhar a tramitação via entidades nacionais