SINDSEMPMG comemora 14 anos de existência

Entidade se consagrou combativa e acumulou muitas conquistas para a categoria durante esse período

Em 30 de maio de 2005 era fundado o Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (SINDSEMPMG). O propósito era criar uma entidade que fosse responsável pela defesa e a representação legal dos trabalhadores da categoria.

Com a missão de contribuir para o aperfeiçoamento da instituição de modo a tornar o MPMG o melhor Ministério Público para se trabalhar no Brasil, o SINDSEMPMG vem cumprindo seu papel ao longo dos anos. Durante esse período muitas lutas foram travadas, pleitos conquistados e ainda há bastante caminhos a se percorrer.

História

Tudo começou com a união de um pequeno grupo de servidores que decidiram que a categoria do MPMG necessitava de uma entidade sindical que defendesse seus direitos e interesses se tornou um dos maiores sindicatos de servidores públicos do Brasil, hoje com quase 2000 filiados.

Ainda sem sede, estrutura e liberação dos dirigentes, a execução e o funcionamento do sindicato se apresentaram árduos, mas a competência da Diretoria Colegiada se sobressaiu. Atualmente, a entidade conta com uma equipe altamente capacitada e abrangente em todo o Estado.

Vitórias

Aprovação da Lei 19.923/2011 que regulamentou a data-base (representa 40% do salário atual do servidor até 2017), criação do auxílio saúde, equiparação e majoração do auxílio-alimentação, publicação da Resolução n.º 004/2012 que disciplina a remoção, realizações de eleições paralelas com resultado enviado ao governador.

O sindicato oferece consultoria jurídica e previdenciária aos sindicalizados, seguro de vida e assistência funeral gratuitos, diversos convênios e plano de saúde UNIMED ESTADUAL e NACIONAL com descontos, planos odontológicos. cursos de idiomas, dentre outros. O SINDSEMPMG tem trabalhado em conjunto com os delegados regionais para captar mais convênios de interesse dos servidores do interior também.

O dirigente atual do SINDSEMPMG, um dos fundadores da entidade e primeiro coordenador-geral, Eduardo Amorim, recorda o início difícil sem nenhuma estrutura e sem liberação durante os 3 primeiros anos.

Ele destaca a campanha histórica para se chegar aos 1.000 filiados que coincidiu com a primeira paralisação de servidores da história do MPMG no ano de 2009 e posteriormente com a maior paralisação da história dos servidores públicos do Estado de Minas Gerais em 2015/2016.

Hoje o estabelecimento conta com excelente estrutura para atender as necessidades da categoria, além de funcionários capacitados e preparados para proporcionar o melhor atendimento possível.

Futuro

Os sindicatos e os servidores públicos passam por seu pior momento político pois enfrentam um cenário adverso de ameaças vindas da Reforma da Previdência e da possível adesão do Estado de Minas ao Regime de Recuperação Fiscal (RFF) que  acarretariam o fim do quinquênio e da ADE, das férias-prêmio, além do aumento da alíquota de desconto da contribuição previdenciária que pode chegar a 22%, dentre outros.

Segundo o diretor de Assuntos Jurídicos e ex-coordenador-geral, Eduardo Maia, “o momento atual é desafiador. As ameaças à categoria dos servidores públicos precisam ser enfrentadas com determinação. O sindicato tem o papel de liderar e motivar os servidores a reagirem. A unidade será o nosso maior trunfo nessa luta!”, pontuou.

O SINDSEMPMG já passou por outros  momentos difíceis e lutará contra estes retrocessos assim como lutou ao longo de seus 14 anos e aproveita a oportunidade para agradecer o apoio e a confiança dos quase 2.000 filiados que transformaram esta jovem entidade de classe na maior do país dentre as de servidores de Ministérios Públicos Estaduais.

Publicado em 30/05/2019 às 13:52