Entidades nacionais se reúnem com Conselheiro do CNMP para tratar de resolução sobre cargos em comissão

Entidades nacionais se reúnem com Conselheiro do CNMP para tratar de resolução sobre cargos em comissão

 

Os dirigentes da Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais (FENAMP), Márcio Gleyson, e da Associação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos (ANSEMP), Flávio Sueth Nunes, estiveram em fevereiro (27), reunidos no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com o Conselheiro Valter Shuenquener de Araújo. No encontro, os representantes trataram da proposta de Resolução (Processo nº 1.00971/2018-50) que versa sobre a limitação de cargos comissionados nos Ministérios Públicos estaduais. (Veja aqui a proposta de Resolução)

 

Segundo Flávio, a posição das entidades foi bem recebida pelo Conselheiro. O Conselheiro destacou a importância do aprofundamento da luta pelas entidades em relação a pauta, especialmente porque, segundo o membro do CNMP, ainda há resistência dentro da própria instituição quanto a proposta. 


Os movimentos em relação ao tema iniciaram em 2018, quando foi apresentada a proposta de Resolução para que o CNMP criasse disposição obrigando os ministérios públicos do Brasil a estabelecer limites para a contratação de servidores comissionados Este ano, esclarece Flávio, as entidades retomaram os trabalhos para ver aprovada a Resolução e neste sentido solicitaram reunião com o Conselheiro.

 

“Avaliamos o encontro como positivo. É um projeto considerado fundamental para o futuro do Ministério Público, e por isso faremos uma forte pressão em nível nacional, articulando com outros Conselheiros do CNMP para que a proposta de Resolução seja aprovada. Queremos regras mais objetivas e republicanas em relação aos cargos comissionados, respeitando o número de servidores efetivos”, pontuou o dirigente.

 

Os dirigentes esclarecem que a proposta devem estar em consonância com a Constituição Federal e com a jurisprudência do STF. A medida, avaliam, se mostra urgente para corrigir distorções existentes quanto a criação de cargos de provimento em comissão no âmbito do MP brasileiro.

 

Flávio lembra que no dia 15 de fevereiro último, a ANSEMP enviou manifesto (veja aqui) ao CNMP com a posição da entidade em relação a proposta. No documento, aponta a realidade em diversos estados em relação a contratação de CC’s e requer que seja admitida no feito na qualidade de interessada, com notificão de todos os atos processuais. Solicita também que seja aprovada a proposta de Resolução, bem como a aprovação de disposição regulamentando o percentual previsto no art. 37, V, da Constituição Federal, tendo por redação a mesma da Resolução nº. 88/2010 do CNJ.

 

Os dirigentes também acompanharam, no STF, a votação da propostas dos Estados, de redução da jornada com redução do salário para os servidores do executivo, judiciário e ministério público. 

 

 

Fonte: Fenamp

Publicado em 25/03/2019 às 14:37

Notícias relacionadas