SINDSEMPMG produz mini-vídeos explicando a Reforma da Previdência
O advogado do sindicato Abelardo Sapucaia explica em poucos minutos os impactos da PEC na vida dos servidores
Estratégia é adiar o aumento salarial em 2019 e se manter “linha-dura” nas negociações seguintes
A equipe do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), será linha-dura nas negociações de aumentos dos salários dos servidores públicos, publicou o Estadão nesta quinta-feira.
A estratégia é conseguir o adiamento do reajuste dos servidores de 2019 para 2020 e também de restringir os aumentos nos anos seguintes do mandato.
A intenção é conceder “nada além” do que a legislação obriga. A folha de pessoal é a segunda maior despesa do Orçamento, depois dos benefícios previdenciários, e o item dos gastos obrigatórios onde há margem de manobra para cortes.
A prioridade zero da equipe do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, é “cortar, cortar, cortar” as despesas, informa a publicação.
Para acelerar o ajuste, o time da transição avança na elaboração de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) com instrumentos para desamarrar o Orçamento das diversas vinculações.
O governo só pode dispor livremente de 7,1% das despesas previstas no Orçamento de 2019, o primeiro do próximo presidente.
Como seria feito
O governo de transição articula nos bastidores a aprovação da medida provisória (MP) que adia o reajuste, encaminhada em setembro pelo governo Michel Temer.
A aprovação é um dos itens prioritários na agenda de interesse do novo governo com o Congresso.
Um integrante da equipe de transição de Bolsonaro informou que os salários de categorias mais elevadas são altos e há espaço para a contenção de gastos nessa rubrica orçamentária.
Fonte: O Tempo
Publicado em 09/11/2018 às 13:00
O advogado do sindicato Abelardo Sapucaia explica em poucos minutos os impactos da PEC na vida dos servidores
Com base no resultado do primeiro quadrimestre, que ficou abaixo do limite prudencial, sindicato solicita novamente a retomada das promoções horizontais e progressões dos servidores