Dia do Servidor Público será marcado pela resistência contra extinção da categoria!

Propostas legislativas e ameaças de candidatos majoritários colocam em risco a prestação de serviços púbicos no Brasil. Evento do SINDSEMPMG lembrará a importância da categoria para a sociedade e definirá ações de resistência. Coquetel e sorteio de prêmios encerrarão as atividades

O SINDSEMPMG realizará no dia 9 de novembro um encontro comemorativo do Dia do Servidor Público. O objetivo do evento é destacar a importância da categoria e alertar a todos sobre os riscos de extinção dos servidores como agente público responsável pelo desenvolvimento social do Brasil. Com poucos motivos para comemorar, a confraternização terá um tom de resistência e mobilização da classe.

Desde 1989 quando Fernando Collor levantou uma bandeira denominada “Caça aos Marajás”, a categoria, como um todo, vem sofrendo ataques indiscriminados, questionando altos salários, privilégios e baixo desempenho como se indistintamente essa fosse a realidade do conjunto dessa parcela de trabalhadores brasileiros. Além de desconsiderar a contribuição importante dos servidores para a sociedade, esses ataques esquecem que a imensa maioria presta serviços relevantes, em condições inadequadas de trabalho e com remunerações bem defasadas.

Por trás das tentativas de degradação da imagem do funcionalismo público, está o objetivo inconfesso daqueles que defendem o Estado Mínimo e a ausência do governo em diversas áreas sociais, que se associam aos parlamentares e governantes com a finalidade de implantarem mudanças legislativas e governamentais que levarão ao fim da estabilidade, à ampliação da terceirização dos serviços públicos em favor do mercado, ao fim dos concursos e à flexibilização das formas de exoneração dos servidores. Esse conjunto de medidas tende a substituir o Estado do Bem-Estar Social implantado com a Constituição Federal de 1988 pelo Estado Mínimo liberal das grandes corporações mundiais, em detrimento da Justiça Social.

Entendendo que esse processo brasileiro é resultante de uma ação mundial e que precisa ser combatido em todos os níveis – local, nacional e internacional –, o SINDSEMPMG convidou representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, da Internacional do Servidor Público (ISP), da Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais (CLATE), da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) e da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) para estarem no evento e manifestarem o que tem sido feito a respeito nas suas áreas.

Durante a programação, o assessor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), André Luís dos Santos, irá discorrer sobre “O futuro do trabalho no serviço público – análise das ameaças e apresentação de propostas de superação no caso Brasil”.

Para o coordenador-geral do SINDSEMPMG, Eduardo Amorim, “o momento exige de nós uma ação organizada e integrada das entidades mundiais de defesa dos trabalhadores com os agentes locais para resistirmos aos ataques sofridos. Se não há muitos motivos para comemoração, é certo que temos tantos outros para resistir. A confraternização desse ano terá como elemento importante a congregação de diversas frentes e a mobilização efetiva dos servidores na defesa dos seus direitos”.

Confraternização e Sorteio

O encontro será encerrado com um coquetel de confraternização e apresentação musical.

Haverá ainda sorteio de prêmios e brindes aos participantes. Os 100 primeiros servidores FILIADOS que assinarem a lista de presença do evento receberão um bilhete para participar do sorteio especial de dois tablets. O sorteio ocorrerá durante a confraternização.

Outros brindes estarão sendo sorteados para todos os filiados que participarem do encontro e que assinarem a lista antes do encerramento da primeira fase do encontro (até o final da palestra).

Data: 9 de novembro de 2018

Local: Sede do SINDSEMPMG – Rua Araguari, 1706 – Santo Agostinho – BH – MG

Horários:

19 horas – Abertura

19h30 – Palestra: “O futuro do trabalho no serviço público – análise das ameaças e apresentação de propostas de superação no caso Brasil

20h30 – Coquetel de Confraternização

21h30 – Sorteio de prêmios