Encontro antecedeu o principal fórum de cooperação econômica internacional formado pelos chefes de Estado das maiores potências mundiais
A Coordenadora-Geral do SINDSEMPMG, Fanny Melo, e os Diretores Eduardo Amorim e Eduardo Maia participaram do encontro internacional G20 Social, realizado no Rio de Janeiro, entre 14 e 16 de novembro.
O G20 Social é uma iniciativa do Governo brasileiro e aconteceu pela primeira vez sob a presidência do Brasil no encontro. O objetivo da proposta brasileira é assegurar a participação dos representantes de trabalhadores e trabalhadoras e outros grupos sociais nos fóruns de discussão de políticas globais que afetam diretamente esse público.
O tema escolhido pelos organizadores foi “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável” e com delegações de 40 países.
A participação do SINDSEMPMG no G20 Social reforça o seu compromisso com a defesa dos temas inerentes ao trabalho e à Administração Pública e cumpre sua vocação, uma vez que o próprio estatuto impõe a interação e o diálogo com entidades congêneres na luta por um mundo mais justo e igual.
Para a Coordenadora-Geral, Fanny Melo, “O G20 Social é um marco histórico para o mundo. O Brasil, cada um dos presentes e as entidades que aqui representaram, deixam um legado imensurável à humanidade. Agora é responsabilidade das maiores potências econômicas do planeta darem continuidade e efetividade a todo o trabalho aqui realizado. Nós vamos cobrar o cumprimento desse compromisso”.
A declaração final do G20 Social, elaborada por representantes de diversos movimentos sociais e organizações da sociedade civil, apresentou um conjunto de propostas para um futuro mais justo e sustentável. Entre os principais pontos abordados estão:
- Combate à fome, pobreza e desigualdade: A declaração defende a implementação de políticas públicas que garantam o acesso universal à alimentação adequada e o trabalho decente.
- Sustentabilidade e mudanças climáticas: O documento enfatiza a necessidade de uma transição justa para uma economia de baixo carbono e a proteção do meio ambiente.
- Reforma da governança global: A declaração defende uma reforma das instituições internacionais para garantir maior participação da sociedade civil e dos países em desenvolvimento nas decisões globais.
SINDSEMPMG no encontro
A organização dos trabalhadores brasileiros, representada pelo Fórum das Centrais Sindicais, realizou atividades bilaterais e multilaterais com diversos atores globais. No primeiro dia de atividades, foi realizada uma mesa para análise de conjuntura global e nacional, onde o Secretário-Geral da Nova Central e Diretor Jurídico do SINDSEMPMG, Eduardo Maia, destacou a importância de se incluir nas discussões a questão da Administração Pública, prestação de serviços e valorização de servidores públicos.
Maia lembrou aos presentes que o Brasil, embora seja signatário da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho, que trata da Negociação Coletiva, ainda não regulamentou a matéria, trazendo grandes prejuízos aos servidores de todo o país e requereu o apoio de todas as centrais sindicais brasileiras para auxiliar nas negociações em curso com o Governo Federal.
O Diretor de Assuntos Institucionais, Eduardo Amorim, ressaltou que os “sindicatos têm papel social importante e precisam assumir suas posições na defesa de temas de interesse de todos, não apenas locais ou de interesse próprio. Nesse sentido, o G20 Social foi um momento épico, dada a relevância dos temas que foram tratados”.
Num encontro multilateral com a Organização Climate Jobs americana, Fanny Melo enfatizou a disposição do SINDSEMPMG em colaborar com os estudos que a entidade pretende fazer no Brasil, apresentando a visão dos trabalhadores em serviços públicos sobre empregos decentes e outras formas de valorização de trabalhadores, bem como a expectativa dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros de compartilharem recursos e tecnologias para melhoria da qualidade de vida no Brasil e em todo o mundo.
Ao final, Eduardo Maia participou do palco de encerramento com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Ministro das Relações Exteriores da África do Sul que assumiu a presidência rotativa do G20, representando milhões de trabalhadores e trabalhadoras brasileiras da iniciativa privada e do setor público.
Veja mais fotos do evento:
Na foto (esq. para dir.): Eduardo Maia; Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; Presidente do Comitê Econômico e Social Europeu, Olive Röpke; e
Secretário-Geral da UGT, Canindé Pegado
Na foto (esq. para dir.): Eduardo Maia; Ministro de Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, Marcio Macedo; e Fanny Melo
Na foto (esq. para dir.): Eduardo Amorim e o Secretário de Relações Internacionais da NCST, Denilson Pestana da Costa
Na foto (esq. para dir.): Diretora do Sindicato dos Rodoviários de São Paulo, Cátia Laurindo; Fanny Melo; Ministra de Estado das Mulheres, Aparecida Gonçalves; e Diretora da Mulher da NCST, Sônia Zerino
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Com informações de CSPB e NCST
Publicado em 21/11/2024 às 10:54