
SINDSEMPMG participa de ato em Defesa do Serviço Público
Manifestantes saíram em carreata em repúdio à Reforma Administrativa, que prevê o desmonte do serviço público
O novo órgão, que homenageia a servidora do MPMG, Lílian Hermógenes, assassinada a mando do ex-marido, prestará atendimento e apoio às vítimas diretas e indiretas dos crimes dolosos contra a vida, de violência sexual, de crimes de ódio e racismo, de calamidades públicas e de desastres naturais.
O SINDSEMPMG, representado pelo Secretário de Finanças e Patrimônio, Geraldo Márcio, participou, na manhã dessa quarta-feira, dia 23 de agosto, Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, da solenidade de criação do Centro Estadual de Apoio às Vítimas, denominado “Casa Lilian”. O novo órgão terá atuação em todo o estado e leva o nome da servidora do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) Lilian Hermógenes da Silva, assassinada em 23 de agosto de 2016 a mando do ex-marido.
Além da assinatura da resolução que prevê a criação da “Casa Lilian” (Resolução PGJ 38/2023) pelo Procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, a cerimônia também marcou a posse da promotora de Justiça Ana Tereza Ribeiro Salles Giacomini, que assumirá o cargo de coordenadora do órgão.
Também participaram da cerimônia servidores e membros do MPMG, autoridades e familiares de Lilian Hermógenes da Silva, que foram homenageados pelo PGJ.
Ao final da cerimônia, Geraldo Márcio parabenizou a promotora Ana Tereza pela posse e pela sensibilidade em seu discurso, bem como parabenizou o PGJ, Jarbas Soares, pela iniciativa.
“Casa Lílian”
Vinculada à Procuradoria-Geral de Justiça, a Casa Lilian articulará a formação de uma rede interinstitucional e intersetorial que terá por finalidade apoiar a implantação da política institucional de promoção dos direitos das vítimas de infrações penais, atos infracionais, calamidades públicas, desastres naturais e graves violações de direitos humanos.
Caberá ao órgão auxiliar na capacitação inicial e na formação permanente de membros da instituição, em todo o estado, e prestar atendimento e apoio de forma humanizada às vítimas diretas e indiretas dos crimes, por meio de uma equipe multidisciplinar.
O PGJ informou que o MPMG está em tratativas para a locação da casa onde funcionará o Centro Estadual de Apoio às Vítimas “Casa Lílian” e em breve o novo órgão será instalado em local próprio.
Espaço de Convivência Lílian Hermógenes da Silva
Lílian também é homenageada pelo SINDSEMPMG, que inaugurou, em 2017, o Espaço de Convivência Lílian Hermógenes da Silva. A sala que leva o nome da servidora do MPMG é um espaço de uso livre dos servidores tanto para tratar de assuntos ligados ao sindicato quanto para estudo e lazer.
Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDSEMPMG
Com informações de MPMG
Publicado em 24/08/2023 às 16:32
Manifestantes saíram em carreata em repúdio à Reforma Administrativa, que prevê o desmonte do serviço público
O SINDSEMPMG, sensível à grave situação de muitas famílias em razão da pandemia do COVID-19, decidiu aderir como parceiro à Campanha Comunidade Viva Sem Fome, que visa arrecadar alimentos para famílias de baixa renda