SINDSEMPMG esteve presente na posse do Procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior

SINDSEMPMG esteve presente na posse do Procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior

O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Minas Gerais participou, na tarde de ontem (13/12), da cerimônia de posse do Procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, reconduzido ao cargo para o biênio 2023/2024. A solenidade foi realizada no Grande Teatro do Palácio das Artes e contou com a presença de autoridades de todos os poderes, tanto do âmbito federal, quanto estadual.

O SINDSEMPMG foi representado pelo Coordenador-Geral, Eduardo Amorim, pela Secretária de Formação e Política Sindical, Fanny Ferreira Melo, pelo Secretário de Assuntos Institucionais, Eduardo de Souza Maia, pelo Secretário Suplente de Assuntos Institucionais, Gladston Almeida Cajá, e pelo Conselheiro Fiscal, Rômulo Cordeiro Lana.

 

Os presentes foram agraciados com apresentações do Coral Lírico de Minas Gerais e do músico Edson de Andrade Franco.

Após a abertura da sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, Jarbas Soares Júnior realizou a leitura do termo de compromisso e assinou o documento, junto com o governador do Estado, Romeu Zema, o procurador-geral de Justiça, Darcy de Souza Filho, e o corregedor-geral do Ministério Público, Marco Antônio Lopes de Almeida.

Em seu discurso, Darcy de Souza Filho, falou sobre a importância da instituição e de seus integrantes como agentes de transformação social e ressaltou excelência da atuação do órgão em Minas Gerais: “Devido à atuação firme e resoluta de seus membros e servidores e ao pioneirismo de suas iniciativas, o Ministério Público de Minas Gerais é tido como modelo e exemplo para outras instituições do país”.

Na sequência, foi a vez de Jarbas Soares Júnior realizar seu pronunciamento. “Da vida, o que se leva é o amor”, com essa frase o recém-empossado PGJ abriu sua fala. Democracia e respeito às instituições foram temas bastante explorados ao longo de seu discurso: “Democracia é o governo da maioria, eleito por voto popular. Não importa se foi formada por 10 milhões de votos ou menos de 2% deles. Os problemas da democracia só podem ser resolvidos pela democracia. Nunca por quartéis, por fardas e ganhões”, ressaltou.

Jarbas também se comprometeu a dar continuidade seguir trabalhando pelo fortalecimento e reconhecimento da instituição.

Trajetória

Natural de Montes Claros, Jarbas Soares Júnior ingressou no Ministério Público de Minas Gerais em maio de 1990. Atuou como promotor de Justiça nas comarcas de Januária, Manga, Ouro Preto, Mariana e Itabirito. Foi promovido ao cargo de procurador de Justiça em 2001. Exerceu o cargo de procurador-geral de Justiça nos biênios 2005/2006 e 2007/2008, além de 2021/2022.

Publicado em 14/12/2022 às 09:37

Compartilhar

Notícias relacionadas