Janeiro Branco: sobrecarga afeta a saúde mental dos servidores do Ministério Público

O mês de janeiro é dedicado à conscientização e valorização da saúde mental

Janeiro é dedicado ao cuidado com a saúde mental. O mês foi escolhido por causa da reflexão e do planejamento comumente gerado pela virada de ano, simbolizando a renovação e um novo ciclo de saúde e tranquilidade.

Os altos índices de adoecimento mental no mundo motivaram a criação da campanha Janeiro Branco, que tem o objetivo de conscientizar sobre as doenças e transtornos mentais e a importância do bem-estar emocional. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em torno de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão (5,8% da população) e outros 18,6 milhões sofrem de ansiedade. Além disso o órgão ainda aponta que os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número de pessoas incapacitadas nas Américas.

E como está a saúde mental dos servidores do MP?

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) realizou, no ano passado, a pesquisa “Atenção à Saúde Mental de Membros e Servidores do Ministério Público: Fatores Psicossociais no Trabalho no contexto da Pandemia de Covid-19” que acendeu um alerta a respeito da sobrecarga dos servidores. A pesquisa apontou que 56,8% dos servidores que participaram da pesquisa apresentam risco médio ou alto para adoecimento mental em decorrência do ambiente de trabalho.

O estudo concluiu que “há excesso de trabalho e sobrecarga, que estão associados não somente à falta de estrutura, mas também às diferentes formas de pressão e controle sobre o trabalho, seja relativo ao cumprimento dos prazos ou à produção de relatórios e a outros dispositivos de controle. Assim, a falta de pessoal, associada ao pouco tempo para realização das tarefas e as pressões originadas do controle sobre o trabalho mostram-se como fatores de risco relacionados à sobrecarga e, por sua vez, ao esgotamento”. Essa condição pode gerar ainda o sentimento de desvalorização e a falta de reconhecimento do trabalho dos servidos, segundo a pesquisa.

Mais do que identificar fatores é preciso combater culturas institucionais e sociais que adoecem. E, acima de tudo, cuidar do nosso bem-estar emocional.

O acesso à saúde mental é tão importante para nosso corpo quanto a saúde física. Os distúrbios emocionais podem ser tratados e/ou evitados através do desenvolvimento da inteligência emocional.

Procure ajuda

Você pode buscar apoio no Centro de Valorização da Vida que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo todas as pessoas que querem e precisam conversar, pelo telefone 188, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

O SINDSEMPMG também possui parceria com diversos profissionais que atuam na promoção da saúde mental e oferecem descontos exclusivos para os nossos filiados.

Confira aqui os psicólogos e psicólogas parceiros:

Publicado em 20/01/2022 às 12:05