SINDSEMPMG encaminha ofício ao PGJ requerendo envio de PL contemplando as Datas-Bases 2020 e 2021

As perdas inflacionárias deste período totalizaram 9,32%

Divulgado na última semana pelo IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril de 2021 ficou em 0,31% fechando nos últimos 12 meses (maio/2020 a abril/2021) o percentual de 6,76%. Os servidores do MPMG estão agora com duas datas-bases pendentes totalizando 9,32% de perdas salariais.

Diante da escalada da inflação que corrói os salários dos servidores, o SINDSEMPMG protocolou ofício requerendo encaminhamento de PL à ALMG contemplando a revisão geral anual (Data-Base) no percentual de 9,32%.

Conforme exposto pelo Presidente do SINDIFISCO-MG, Marco Couto, em audiência pública promovida na última terça-feira (18/05) pela Comissão de Segurança Pública da ALMG, Minas Gerais arrecadou, no mês de abril, R$ 2 bilhões a mais que no mesmo período do ano passado, o que representa um crescimento de 49%. “Vamos chegar no final de maio com pelo menos de R$ 7 bilhões no ano de arrecadação a mais do que no mesmo período”, destacou

Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) ratificam o crescimento na arrecadação apontado por Marco. Um estudo feito pelo Departamento aponta que o ICMS, principal tributo estadual, teve aumento nominal de 17,7% em fevereiro de 2021 em relação a fevereiro de 2020 e o valor arrecado com o IPVA subiu 14,4% no período. As transferências vindas do governo federal também aumentaram 13%.

Além disso, o índice de despesas com pessoal do MPMG segue abaixo do limite de alerta da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Segundo o último relatório de gestão fiscal divulgado pelo MPMG, referente ao terceiro quadrimestre do ano passado, aponta o Índice de Despesa Pessoal em 1.73, e a expectativa é que este índice caia no resultado do primeiro quadrimestre de 2021.

O Sindicato se reunirá com o Procurador-Geral Adjunto Administrativo no próximo dia 25 para tratar deste e de todos os demais temas da pauta de reivindicações.

Fonte: Assessoria de Comunicação SINDSEMPMG

Publicado em 21/05/2021 às 12:00