Após divulgação do IPCA, SINDSEMPMG cobra o envio da Data-Base 2019

Ofício também requereu, mais uma vez, o imediato encaminhamento da recomposição do ano passado

O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (SINDSEMPMG) encaminhou na última sexta-feira, 10, o ofício 018/2019 solicitando o envio do Projeto de Lei da Data-base 2019. Para estabelecer o índice correto, a entidade precisava aguardar a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que aconteceu na semana passada.

Segundo indicativos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA do mês de abril apresentou variação de 0,57%. No acumulado dos últimos 12 meses, a variação ficou em 4,94%. Para o cálculo do índice do mês foram comparados os preços coletados no período de 30 de março a 30 de abril de 2019 (referência) com os preços vigentes no período de 27 de fevereiro a 29 de março de 2019 (base).

Munido desse dado, o sindicato oficiou o pedido de envio do PL da data-base 2019 e reiterou o requerimento da recomposição salarial de 2018. Considerando a inadimplência da Administração Superior a respeito desse pleito até a presente data, somam se quase 8% de perda inflacionária sem correção nos salários em apenas 2 anos.

A Lei Estadual 19. 923/2011 estabelece o mês de maio de cada ano como a data-base dos servidores do MPMG.

No próximo sábado, 18, a Diretoria Colegiada deve debater possível adesão a uma campanha salarial, visando que a falta de reajuste tem ocasionado diversos transtornos para os servidores.

Mantenha-se informado das lutas e convocações do sindicato por meio de seus canais oficiais: site, Facebook e lista de transmissão. A união de todos nesse momento conturbado é imprescindível para que conquistas sejam alcançadas e direitos sejam respeitados.

Publicado em 13/05/2019 às 11:19