SINDSEMPMG apoia iniciativas sociais que atuam no combate à fome

A pandemia agravou a situação de vulnerabilidade de milhares de famílias que hoje contam apenas com ações de solidariedade para se sustentarem

Comprometido com seu papel social neste momento de tamanha necessidade, o SINDSEMPMG tem contribuído com programas destinados a instituições filantrópicas na intenção de incentivar a solidariedade e minimizar os impactos da crise econômica, social e sanitária que agravaram a situação de vulnerabilidade de muitas famílias que estão passando fome.

Um levantamento realizado pelo Grupo de Pesquisa Alimento para Justiça: Poder, Política e Desigualdades Alimentares na Bioeconomia aponta que mais da metade dos brasileiros (59,3%) não se alimentam em quantidade e qualidade ideais, desde o início da pandemia.

A volta da fome é consequência do agravamento da pandemia provocado pelo negacionismo do governo federal aliado à incapacidade de assistir à população, especialmente mais carente. Para suprir esta lacuna entidades privadas estão promovendo e participando de campanhas de doações de alimentos através de iniciativas sociais que atuam diretamente no combate à fome. Sendo assim, o SINDSEMPMG tem apoiado o Programa Mesa Brasil, o projeto Comunidade Viva sem Fome e o Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus.

Comunidade Viva sem Fome

O programa Comunidade Viva Sem Fome é impulsionado pelo movimento Dias Melhores, articulado por empresárias mineiras, e envolve dezenas de organizações da sociedade civil. A iniciativa, coordenada pela Agência de Iniciativas Cidadãs - AIC e Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, promove ações nos âmbitos da segurança alimentar, da proteção social e da promoção de ações educativas e culturais junto a milhares de famílias em situação de extrema vulnerabilidade social em mais de 50 periferias da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O SINDSEMPMG tem atuado como parceiro da Campanha desde que a mesma deu início aos trabalhos junto à comunidade, em abril do ano passado. Desde então, o programa já distribuiu mais de 250 toneladas de alimentos e levou segurança alimentar e educação para a cidadania a quase cem mil pessoas.

Saiba mais sobre o programa em www.comunidadevivasemfome.org.br.

Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus

O Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus é uma instituição de assistência social, sem fins lucrativos, com a finalidade de prestar atendimento e amparo a pessoas (crianças, adolescentes, adultos e idosos) sócio, financeira e familiarmente carentes, sem distinção de crença, raça ou nacionalidade.

O Núcleo solicitou apoio ao SINDSEMPMG para doação de equipamentos industriais para o departamento de nutrição. O Sindicato prontamente atendeu ao pedido de ajuda e prestou sua colaboração.

Saiba mais sobre o projeto em www.caminhosparajesus.org.br/

Mesa Brasil - Sesc

O Mesa Brasil Sesc é uma Rede nacional de Bancos de Alimentos que atua contra a fome e o desperdício. É formada por mais de 3.000 parceiros doadores, que doam seus excedentes de produção, alimentos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras, próprios para o consumo. Recursos financeiros, serviços de logística e ação voluntária também agregam nesse Programa de solidariedade.

O programa atende prioritariamente pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional assistidas por entidades sociais cadastradas. Além disso, também atua em caráter emergencial com um trabalho de logística humanitária, mobilizando parceiros, arrecadando e distribuindo doações para pessoas atingidas por calamidades em todo o país.

Diante do agravamento da fome, instituições sociais cadastradas no programa que prestam atendimento à população em situação de rua tiveram um grande aumento na demanda por refeições. O Mesa Brasil então acionou o SINDSEMPMG como entidade parceira solicitando a doação de marmitas descartáveis. O Sindicato doou 500 unidades das embalagens através do programa.

Saiba mais sobre o programa em www.sesc.com.br/portal/site/mesabrasilsesc/home/

Veja o resultado das doações do SINDSEMPMG:

?

Fonte: Assessoria de Comunicação SINDSEMPMG

Com informações de Mesa Brasil SESC, Comunidade Viva Sem Fome e Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus

Publicado em 19/04/2021 às 16:01