Centrais Sindicais firmam acordo para fornecimento de oxigênio à Manaus

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Serão entregues, semanalmente, 80 mil metros cúbicos do insumo à capital amazonense

Sensibilizados com a grave crise sanitária instalada em Manaus, o Fórum das Centrais Sindicais, composto pela CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB e NCST (ao qual o SINDSEMPMG é filiado) anunciou, nesta quarta-feira (20/01), um acordo histórico junto ao governo venezuelano para o fornecimento semanal de oxigênio hospitalar.

A cidade vive uma situação caótica com o disparo no número de casos de Covid-19 somado ao despreparo dos governantes no enfrentamento da pandemia e sucessivos erros de logística, causando o desabastecimento de oxigênio e outros insumos de primeira necessidade, o que tem levado à morte dezenas pacientes nos hospitais amazonenses.

Após o acordo, o país vizinho deverá enviar, semanalmente, 80 mil m³ do insumo à Manaus com apoio das Centrais Sindicais nos processos de captação, transporte e distribuição. Volume este equivalente à soma de três dias de produção das fábricas locais que fornecem o insumo à capital amazonense.

A Venezuela enfrenta embargo econômico dos Estados Unidos e seu presidente não é reconhecido pelo governo brasileiro. Ao contrário da política adotada por Bolsonaro, as Centrais Sindicais defendem a relação diplomática entre os países: “Estamos mostrando como se faz a diplomacia dos trabalhadores (...) É uma troca baseada na cooperação e isso se chama solidariedade de classe”, afirmam os presidentes das centrais sindicais.

Em nota, as centrais informaram que vão mobilizar todos os seus entes — estaduais, sindicatos, federações, confederações — e também a IndustriAll -Brasil - neste trabalho urgente para garantir o envio de caminhões à Venezuela para a retirada do oxigênio que será levado e distribuído em Manaus. O primeiro comboio com oxigênio deve chegar ao Brasil já na próxima semana.

Apoio do sindicalismo chinês

O Fo?rum das Centrais Sindicais, conseguiu também o apoio da Federac?a?o Nacional dos Sindicatos da China (ACFTU - All-China Federation of Trade Unions) - maior entidade sindical do mundo com 302 milho?es de trabalhadores e 1,7 milha?o de sindicatos filiados - para interceder junto ao governo central da China e abrir caminhos para que o Brasil receba os insumos necessários para a produc?a?o de vacina anti-Covid-19 e também ajuda humanita?ria a? populac?a?o amazonense.

Os sindicalistas chineses compreenderam a demanda das Centrais Sindicais brasileiras e as enormes dificuldades que vivemos no nosso pai?s e declararam: “Vamos usar todos os nossos canais e esforc?os para levar a mensagem de voce?s [centrais] ao governo central e ao Partido [Comunista Chine?s] sobre as necessidades imediatas do povo brasileiro decorrentes da pandemia”, afirmou An Jianhua, membro da Direc?a?o Executiva e secreta?rio Internacional da Federac?a?o dos Sindicatos da China. A entidade ocupa a vice-preside?ncia na Assembleia Popular chinesa (espe?cie de Congresso Nacional), com tra?nsito e forte influe?ncia junto ao governo do presidente Xi Jinping.

Fonte: Assessoria de Comunicação com informações do Fórum das Centrais Sindicais

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Publicado em 21/01/2021 às 12:11