SINDSEMPMG promove live sobre Novembro Azul

SINDSEMPMG promove live sobre Novembro Azul

O Especialista em Uro-oncologia, Dr. Eliney Faria, irá falar sobre a importância do tratamento precoce do câncer de próstata e dos cuidados com a saúde do homem

O mês de novembro é marcado como o mês de conscientização sobre a prevenção e tratamento do câncer de próstata e outras doenças que atingem a população masculina. O movimento Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, e hoje conta oficialmente com 21 países envolvidos em campanhas sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e dos cuidados com a saúde do homem.

O Câncer de Próstata é o tipo de câncer mais comum na população masculina. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019.

A Sociedade Brasileira de Oncologia realiza sua campanha com foco na importância da realização dos exames diagnósticos e da continuidade do tratamento do câncer mesmo durante a pandemia. O período de isolamento social afetou a procura e a realização de exames. Segundo um levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), estima-se que, durante os meses de março, abril e maio, entre 50 mil a 90 mil brasileiros deixaram de receber diagnósticos de câncer comparado com o mesmo período do ano passado.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, orienta-se que homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, procurem o urologista para a realização dos exames preventivos.

Para tratar do assunto, o SINDSEMPMG promove na terça-feira (24/11), às 19h, uma live com o Urologista Dr. Eliney Faria. A transmissão será feita no canal do SINDSEMPMG no Youtube.

Sobre o convidado

O Dr. Eliney Faria é Especialista e Doutor em Uro-oncologia e é editor chefe do livro “Dúvidas e controvérsias em Uro-oncologia”, lançado em 2009 e que foi o mais vendido na área de urologia no ano de 2010.

Foi um dos fundadores do departamento de Uro-oncologia do Hospital de Câncer de Barretos (atual Hospital de Amor), onde trabalhou por 14 anos, dedicados as cirurgias laparoscópicas e robóticas.

Dr. Eliney também é membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia – SBU, bem como da American Urological Society – AUA, da European Association of Urology – EAU, da Confereración Americana de Urología – CAU e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica e Robótica – SOBRACIL.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Com informações do Ministério da SaúdeSociedade Brasileira de Urologia e Dr. Eliney Faria

Publicado em 19/11/2020 às 15:00

Notícias relacionadas