Palestra promovida pelo SINDSEMPMG traz raio-x da Reforma da Previdência

No sábado foi dia de reunião da Diretoria Colegiada para debater as estratégias futuras e adesão da categoria à GREVE GERAL, além do agendamento da próxima AGE e curso de aperfeiçoamento dos dirigentes

Na última sexta-feira, 17, foi realizada a palestra “Reforma da Previdência – Conceitos e Consequências para os servidores públicos” na sede do SINDSEMPMG. Exposta pelo ex-ministro Carlos Eduardo Gabas, o tema foi destrinchado de sua concepção às consequências que outros países estão sofrendo por terem adotado o mesmo modelo de capitalização apresentado pelo governo atual.

Dezenas de servidores e autoridades estiveram presentes para prestigiar o evento e puderam entender melhor a PEC 06/2019 com as explicações feitas de forma clara e objetiva pelo palestrante.

“Atualmente 30 países aderiram a esse sistema de previdência, 18 deles já voltaram atrás e os outros 12 querem voltar, mas não sabem como”, informou Gabas.

Compareceram à palestra as seguintes autoridades: diretor do CEAF, Edson Baeta; diretor do SINFFASZFISCO e auditor fiscal, João Batista Soares; presidente e vice-presidente do SERJUSMIG, Rui Viana e Eduardo Couto (respectivamente); diretores-gerais do SINDOJUS/MG, Valdir Batista da Silva e Marcos Vinicius do Vale; diretora da subsede Amazonas- SINDUTE, Rosa Maria Serra Gonçalves; coordenador-geral do SINJUS, Wagner Ferreira; o diretor de Aposentados e Pensionistas do SINJUS, Alex Aguiar, diretor de Assuntos Jurídicos, Alexandre Pires; representante do deputado Cristiano Silveira, Patrícia Melo, e diretor executivo de Mobilização e Formação Sindical - SINDPOL/MG, Adilson Bispo.

Após a apresentação, um coquetel de confraternização foi servido para os participantes.

Perdeu a palestra? Não se preocupe, assista o conteúdo na íntegra no vídeo abaixo:

Confira as fotos do evento no final da matéria

DIRETORIA COLEGIADA E AGE DE GREVE GERAL

Os diretores, conselheiros fiscais e delegados regionais do SINDSEMPMG tiveram um sábado movimentado. Na parte da manhã foi realizada a reunião da Diretoria Colegiada para debater os pleitos da pauta de reivindicação e discutir medidas para que os mesmos sejam respeitados e cumpridos.

Ficou definida durante a reunião que a próxima Assembleia Geral Extraordinária (AGE) será no dia 04 DE JUNHO, a partir das 18h30, com o intuito de deliberar a adesão da categoria à GREVE GERAL CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA, agendada nacionalmente para o dia 14 DE JUNHO.

A Assembleia será DESCENTRALIZADA (acontecerá simultaneamente em outras cidades e regiões) para que todos os servidores filiados tenham possibilidade de emitir suas opiniões.

Como salientado na palestra, o tema é urgente e dependerá de pressão popular para que ele não seja aprovado pelos deputados.

CURSO E APERFEIÇOAMENTO

No início da tarde, os dirigentes do sindicato receberam treinamento no curso de Capacitação de Lideranças Sindicais. O primeiro a expor sua visão e experiência como líder foi o presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores de Minas Gerais (NCST/MG), Geraldo Gonçalves Filho, com o tema: “O papel das lideranças sindicais no atual cenário político brasileiro”.

Logo após, foi a vez do coordenador-geral do SINJUS, Wagner Ferreira, apresentar "A função interna dos dirigentes sindicais para o bom desempenho e desenvolvimento da entidade" e "O uso das mídias sociais para garantir o desenvolvimento da entidade e proporcionar engajamento da categoria".

Para finalizar, a diretora de Formação Política Sindical, Fanny Melo, ministrou os seguintes assuntos: "Ampliação de nossas lideranças – implantação de Subdelegacias Regionais do SINDSEMPMG" e “Atribuição e missão dos dirigentes sindicais”.

O curso vem ao encontro a política do SINDSEMPMG em melhorar, ainda mais, seu atendimento atendimento às demandas da categoria  e proporcionar maior proximidade entre o sindicato e os servidores em todo o Estado.

Publicado em 20/05/2019 às 14:06