17 de junho - Dia do Funcionário Público Aposentado

O SINDSEMPMG parabeniza hoje, 17 de junho, todos os servidores públicos aposentados. Essa data tem o objetivo de homenagear e valorizar esses servidores, que dedicaram anos de suas vidas no cumprimento de suas funções públicas.

Nosso reconhecimento a você, que no início estudou tanto para passar no concurso público e passou a exercer tão bem suas funções. Que se empenhou em construir uma carreira e atender à população com dedicação e competência.

Sabemos que a aposentadoria não é o fim, pelo contrário, é o momento de compartilhar a sabedoria e experiência adquirida ao longo dos anos de trabalho. É o início de novas realizações pessoais, de inspirar os profissionais que estão iniciando e de apoiar a luta pelos direitos dos trabalhadores.

A aposentadoria é a soma de muitas conquistas importantes dos servidores públicos e representa uma jornada profissional bem-sucedida. Também simboliza uma história de concretização dos seus direitos, presentes no Estatuto do Servidor Público, como o direito à seguridade social, nos termos do artigo 183.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal, no Brasil, foram os funcionários dos Correios os primeiros a contar com o benefício, em 1888. O surgimento da Previdência Social no Brasil se consolidou com o Decreto 4.682, de 24 de janeiro de 1923, e com a Constituição de 1988, estendendo o direito a todos os trabalhadores.

Fica registrada nossa homenagem aos servidores aposentados, que dedicou ao serviço público atendendo à população com respeito e disposição.

Publicado em 17/06/2020 às 14:03