Saiba como funciona sua UNIMED BH

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SINDSEMPMG preparou várias perguntas e respostas para facilitar o uso do plano de saúde dos servidores

 

 

Devido a questionamentos e dúvidas trazidas por servidores, o SINDSEMPMG vem explanar o funcionamento do plano de saúde Unimed BH - ofertado por em modelo de coparticipação com o sindicato, de forma a facilitar o entendimento dos procedimentos da empresa e suas regras e evitar transtornos.

 

Como faço para aderir ao plano?

 

Basta acessar a aba “Convênios” do site do SINDSEMPMG, procurar pela modalidade preferida (Nacional ou Estadual) e preencher os formulários que se encontram ao final da página. Depois de preenchidos, os papéis devem ser digitalizados e encaminhados para o e-mail: contato@sindsempmg.org.br juntamente com uma seleção de documentos pessoais requeridos pela empresa.

 

Titular do plano: carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

 

Dependentes: carteira de identidade, CPF, certidão de casamento ou carteira de identidade com CPF. Para cada dependente são necessárias a carta de orientação e a declaração de saúde (ambas são formulários disponíveis no site para preenchimento). Em caso de filhos menores de 18 anos, a carta deverá ser preenchida pelo titular. São considerados dependentes para inclusão no plano, filhos de até 23 anos e 11 meses.

 

Cobertura Estadual ou Nacional?

 

O convênio firmado entre o sindicato e a Unimed BH oferece dois tipos cobertura em seus planos de saúde. O primeiro é o Estadual. Isso significa que o usuário tem atendimento em toda rede credenciada da Unimed dentro do estado de Minas Gerais.

 

O segundo tipo de cobertura é a Nacional. O servidor que optar por esse tipo de cobertura dispõe de atendimento em toda rede nacional de assistência do sistema Unimed, com as cooperativas credenciadas pela Unimed BH. Se você precisar realizar uma consulta em outro estado, fora de situações de urgência e emergência, basta verificar se o estabelecimento hospitalar está listado na Rede Ampla de credenciados à Unimed BH: https://www.unimed.coop.br/home.

 

Atenção: tanto o plano de cobertura Estadual quanto o Nacional da Unimed BH oferecem atendimento de urgência e emergência em qualquer cooperativa do sistema Unimed do Brasil que esteja dentro da Rede Ampla da Unimed BH.

 

O que é o sistema de coparticipação?

 

Os planos de saúde da modalidade coparticipação possuem mensalidades mais em conta porque o usuário participa do custeio do procedimento ou consulta médica. Se não fizer nenhum deles no mês, pagará apenas o valor da mensalidade.

 

Prazos para adesão e carência

 

O SINDSEMPMG possui um CRONOGRAMA MENSAL DE ADESÕES aos seus planos de saúde junto à Unimed BH, assim o servidor deve ficar atento aos PRAZOS para envio da documentação ao SINDSEMPMG, visando agilizar a plena utilização do plano contratado.

 

Se você enviar ao sindicato a documentação completa exigida pela Unimed BH, ENTRE OS DIAS 1º E 10 DE CADA MÊS, SUA ADESÃO SERÁ NO PRIMEIRO DIA DO MÊS SEGUINTE. Caso envie a documentação DO DIA 11 AO ÚLTIMO DIA DO MÊS, a adesão será efetivada não no mês seguinte, mas no subsequente.

 

Recém-nascidos: atenção, a inclusão do bebê recém-nascido deve ser feita o mais rápido possível uma vez que a carência para o atendimento é de 30 dias e possuímos um cronograma para as inclusões.

 

Como é feita a cobrança da mensalidade e dos gastos?

 

O pagamento do plano é realizado através de desconto em folha de pagamento.

 

Gerenciamento dos gastos

 

A gestão do plano e acompanhamento das cobranças das faturas devem ser feitas pelo servidor. A Unimed BH pode levar até 3 (três) MESES para faturar cobranças devidas pelo usuário. Por isso é muito importante acompanhar se a consulta ou procedimento já foi descontado em sua folha de pagamento para evitar surpresas.

 

O SINDSEMPMG disponibiliza através do seu site os informes mensais e anuais da utilização do seu plano. Basta acessar a área restrita do servidor com login e senha e clicar em “documentos” e “declaração de imposto” ou “declaração de imposto mensal”. Em caso de dúvidas ou dificuldades para acessar, entre em contato conosco no (31) 2555-0051 e fale com Ronaldo.

 

Desligamento do plano: caso o servidor decida se desligar do plano de saúde da Unimed BH contratado com a intermediação do SINDSEMPMG, ele deverá quitar o valor de duas mensalidades. Por que isso acontece? Devido à demora na tramitação para a realização do desconto em folha dos servidores, as duas primeiras mensalidades cobradas são pagas pelo sindicato, visando facilitar o acesso dos servidores aos serviços de saúde. Logo, essas duas parcelas ficam “atrasadas”, sendo quitadas ao ser findado o contrato com a Unimed.

 

O SINDSEMPMG valoriza os servidores e busca sempre trazer bons convênios que possam melhorar a vida dos filiados. Estamos sempre abertos para ouvir suas dúvidas, sugestões, críticas, reclamações, para isso disponibilizamos o telefone 31 2555-0051 e os e-mails para contato – clique aqui para visualizar.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDSEMPMG

Publicado em 03/03/2020 às 11:21

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