Maio Lilás reafirma a importância dos sindicatos

Campanha do MPT valoriza o movimento sindical

A Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (CONALIS) do Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou neste mês a campanha “Maio Lilás”. O objetivo do projeto é lembrar a importância de discutir a liberdade sindical e da participação dos trabalhadores e trabalhadoras na atuação dos sindicatos para a promoção da defesa dos seus direitos.

Debates, exposições, iluminação de prédios públicos, entre outras atividades serão promovidas pela Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT) e pelas procuradorias regionais, nos estados.

No decorrer do mês, o MPT vai promover em todo o Brasil, ações para dar visibilidade ao tema liberdade sindical, promovendo o debate público sobre o assunto na sociedade civil.

Para conscientizar, o MPT também elaborou um quadrinho que explica de forma interativa a campanha.

A cor lilás é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras, que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso em uma fábrica de tecidos em Nova Iorque (EUA) em 8 de março de 1857, por reivindicarem salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio, era confeccionado um tecido de cor lilás.

Esses temas ganharam ainda mais relevância devido as mudanças promovidas nas relações de trabalho por força da Lei 13.467, a Lei da Reforma Trabalhista, que praticamente anula as regras da CLT, em prejuízo da classe trabalhadora. Saiba mais em http://www.reformadaclt.com.br/ .

O SINDSEMPMG apoia o projeto e reitera a importância de ter uma categoria unida e forte para que nenhum direito seja retirado e todas as lutas e pleitos possam ser plenamente alcançados.

Publicado em 10/05/2018 às 13:16