Janeiro Branco: Como anda a sua saúde mental?

Janeiro Branco: Como anda a sua saúde mental?

Preocupadas com a saúde dos servidores, FENAMP e ANSEMP lançam a cartilha de enfrentamento ao assédio nos MPs

Saúde mental tem sido motivo de preocupação em todo o mundo. Segundo a pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2019 quase um bilhão de pessoas viviam com algum tipo um transtorno mental enquanto o suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes do ano, sendo 58% casos cometidos por pessoas com menos de 50 anos de idade.

Na tentativa de mudar este cenário e ancorado no espírito de renovação e estímulo para atingir novas metas que se estabelece no início de ano, celebramos, neste mês, a campanha em incentivo ao cuidado com a saúde mental. O Janeiro Branco foi criado por psicólogos com intuito de sensibilizar sobre a importância do cuidado com a saúde mental e, desta forma, promover a prevenção e conscientização sobre o adoecimento psíquico.

Situação dentro dos MPs não diverge da realidade mundial

Preocupados com a saúde dos servidores públicos dos Ministérios Públicos, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) realizou, em 2019, a pesquisa “Atenção à Saúde Mental de Membros e Servidores do Ministério Público” que concluiu que 50,1% dos servidores já foram alvo de atos hostis considerados assédio moral e 27,1% sofreram violência psicológica no trabalho, enquanto 56,8% apresentam risco médio ou alto para adoecimento mental em decorrência do ambiente de trabalho.

“Há excesso de trabalho e sobrecarga, que estão associados não somente à falta de estrutura, mas também às diferentes formas de pressão e controle sobre o trabalho, seja relativo ao cumprimento dos prazos ou à produção de relatórios e a outros dispositivos de controle. Assim, a falta de pessoal, associada ao pouco tempo para realização das tarefas e as pressões originadas do controle sobre o trabalho mostram-se como fatores de risco relacionados à sobrecarga e, por sua vez, ao esgotamento”, aponta o relatório.

Com esse alerta, a Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público (Ansemp) e a Federação Nacional do Trabalhadores do Ministério Público (Fenamp) lançaram a cartilha “Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual”, que orienta os servidores a reconhecerem e enfrentarem o assédio no ambiente de trabalho. (Clique aqui para acessar o material)

Mais do que identificar fatores é preciso combater culturas institucionais e sociais que geram o adoecimento e, acima de tudo, cuidar do bem-estar emocional.

Procure ajuda

Busque apoio no Centro de Valorização da Vida que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo todas as pessoas que querem e precisam conversar, pelo telefone 188, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

O SINDSEMPMG também possui parceria com diversos profissionais que atuam na promoção da saúde mental e irão te auxiliar no cuidado com a sua saúde mental.

 

Psicanalista Luciana Brito- mais informações

Psicanalista Marlon Ferreira- mais informações

Psicóloga Carla Diniz- mais informações

Psicóloga Sarah Bernardes- mais informações

Psicóloga Juerci Reis- mais informações

Psicólogo Leonardo Ede- mais informações

Psicóloga Erica Freitas- mais informações

Psicóloga Sônia Leão Henrique- mais informações

Psicólogo Rodrigo Pardini Guedes- mais informações

Psicólogo Silas Pereira Moreira- mais informações

Fonte: Assessoria de Comunicação SINDSEMPMG

Publicado em 12/01/2023 às 14:36

Compartilhar

Notícias relacionadas