Nova diretoria do Sindsemp/PE é empossada

No último dia 31 de janeiro foi realizada a cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco (Sindsemp/PE).

O evento contou com a participação do Coordenador-Geral do SINDSEMPMG, Eduardo Maia, representando os servidores do MPMG e a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB).

Durante a celebração, o atual presidente Fernando Ribamar foi reconduzido ao cargo e ficará à frente da entidade durante o biênio 2018/2019.

Ribamar relatou que o biênio passou foi um período muito conturbado. “No contexto da história do Brasil, talvez tenha sido um dos mais difíceis. Tivemos que lidar com problemas que não estavam no nosso horizonte, mas a gente avalia que, apesar disso, conseguimos avançar bastante com conquistas que foram muito importantes como a recomposição inflacionária desse biênio, a ampliação do prazo para licença médica e a melhoria do valor do auxílio-saúde”.

O presidente afirma que o novo mandato possui muitos desafios. “A gente entende que esse biênio será principalmente de resistência. Teremos que enfrentar e resistir ao desmonte do Estado e dos direitos dos trabalhadores. Impedir a Reforma da Previdência, o fim da estabilidade dos servidores e a culpabilização do trabalhador público como sendo o responsável pela crise que assola o país. Além disso, nós temos como objetivo principal a democratização do Ministério Público. Trabalhar para transformar a instituição em um local efetivamente democrático no plano interno. Já existe o planejamento por parte da nossa federação de focarmos na questão do direito ao voto para Procurador-Geral. Vamos travar essa luta aqui em Pernambuco e quem sabe espalhar por todo território nacional”, finaliza.

Novos rumos

Para Eduardo MAIA, recém empossado Diretor de Assuntos do Ministério Público da CSPB, os desafios deste ano incluem a reorganização do movimento sindical nacional e, em especial, a construção de unidade entre os diversos sindicatos de ministérios públicos estaduais do Brasil.

Segundo o dirigente, a CSPB é um espaço múltiplo e rico em pensamentos que irá possibilitar a reengenharia das entidades sindicais. Concluiu dizendo que apenas o diálogo e a determinação poderão garantir a construção de um novo rumo para a classe trabalhadora em geral e para os servidores públicos especialmente.

Desde que assumiu o cargo na entidade, Maia já se reuniu formalmente com dirigentes dos sindicatos de servidores dos MPs dos Estados de Goiás, Rio Grande do Sul e Pernambuco. O objetivo é concluir uma primeira rodada de conversas e ajustes com representantes dos 26 Estados da Federação e do MPU ainda no primeiro semestre.

Publicado em 08/02/2018 às 13:08