TRÁFICO DE PESSOAS – O que isso tem a ver com você?

TRÁFICO DE PESSOAS – O que isso tem a ver com você?

 

TRÁFICO DE PESSOAS – O que isso tem a ver com você?

 

Embora tenha pouca divulgação, o tráfico de pessoas é um mercado grande no mundo. A fim de conseguir mão-de-obra para ser utilizada como trabalho escravo, para a prostituição e para o transplante ilegal de órgãos, organizações criminosas têm ramificação em diversos países e representam uma preocupação internacional. O pouco conhecimento desse assunto aumenta o risco de sua incidência, uma vez que não adotamos as precauções individuais necessárias para preveni-lo.

 

Para promover a discussão social sobre o tema e para melhorar suas ações e medidas de combate a esse crime, o Ministério de Justiça e Segurança Pública do Brasil e o Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime (UNODC), abriram processo de consulta pública virtual e livre para avaliação do II Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, trata-se de etapa fundamental para subsidiar a criação do III Plano e identificar ações estratégicas que precisam ser implementadas.

 

O Tráfico de Pessoas se configura, na atualidade, como um problema de escala global, um fenômeno transnacional, multidimensional e multifacetado e é considerado uma das mais graves violações dos direitos humanos. Isso tem tudo a ver com você!

 

Dê sua opinião: http://www.justica.gov.br/sua-protecao/trafico-de-pessoas/avaliacao-do-ii-plano-nacional

 

COMITRATE

 

Em Minas Gerais foi criado no ano de 2015 o Comitê Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Apátrida, Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo (Comitrate) com o propósito de definir estratégias estaduais para o tema. O SINDSEMPMG integra o referido órgão desde a sua instituição falando em nome da sociedade civil organizada e representando a Nova Central Sindical de Trabalhadores de Minas Gerais (NCST).

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDSEMPMG

 

Publicado em 19/05/2017 às 09:35

Compartilhar

Notícias relacionadas