COMUNICADO IMPORTANTE

Prezado (a) Colega,

Temos vivenciado um ambiente extremamente hostil a todos os trabalhadores da iniciativa privada e pública. Há anos temos sido acossados por uma pauta do Governo Federal que retira direitos e retrocede benefícios sociais à população.

A aprovação e sanção do PLP 257/2016, que exige dos Estados o corte de direitos dos servidores públicos para renegociação da dívida pública, pode acarretar diversos prejuízos:

• Congelamento de salários,
  • Aumento da alíquota previdenciária descontadas nos contracheques
  • A possibilidade de perda de parcelas da remuneração que não são tidas como salário
  • Além disso, a tendência à limitação dos concursos públicos, uma vez que está claro o objetivo de limitar a folha de pagamento do funcionalismo.
  •

Não para por aí, os trabalhadores começaram o ano com uma pauta ainda mais nefasta. Caso seja sancionado o PL 4.302/98, aprovado na Câmara dos Deputados na semana passada, passaremos admitir a terceirização ampla e irrestrita – tanto nas empresas quanto no setor público. Segundo informações do Correio Braziliense, “se a proposta passar — como quer o governo —, órgãos das esferas municipal, estadual e federal poderão optar por contratar mão de obra terceirizada, no lugar de servidores, para os postos abertos”.

Como se não bastasse, estão avançando, “à toque de caixa”, em benefício exclusivo dos grandes empresários e dos banqueiros, as ditas “Reformas” – Trabalhista e Previdenciária. Essa última impõe severas alterações:

• Prazo de carência para fazer jus ao benefício previdenciário passa de 15 para 25 anos (para servidores que não estejam na regra de transição);
  • Aumento da idade mínima para 65 anos;
  • Fim da paridade e da integralidade para os servidores que ingressaram na instituição após 2003;
  • Equiparação do regime geral do INSS com o regime próprio dos servidores;
  • Aumento da idade exigida para as servidoras se aposentarem; entre outros malefícios.

Nesse cenário, não nos resta alternativa senão a luta!

Nesse sentido, o SINDSEMPMG conclama todos os servidores do MPMG e seus familiares a se envolverem pessoalmente nos atos e ações que visam defender a classe trabalhadora contra os duros ataques que estão sendo engendrados.

ATOS PÚBLICOS

31.03.2017

As Frentes Brasil Popular Minas e Povo Sem Medo estão organizando uma manifestação generalizada no Estado. A mobilização visa aumentar a participação popular nos movimentos em favor da Previdência Pública e contra a Reforma Trabalhista. Esse será um ato preparatório para a realização da GREVE GERAL, convocada pelas principais centrais sindicais do Brasil, e que deverá levar milhões de pessoas às ruas pelos seus direitos.

Em Belo Horizonte, o Ato Público do dia 31 de março irá ocorrer a partir das 17h, na Praça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Nas demais cidades, solicitamos aos servidores que verifiquem junto aos movimentos sociais e entidades sindicais de sua região os horários dos atos e locais de concentração.

28.04.2017

GREVE GERAL

As maiores centrais sindicais do Brasil deliberaram pela Paralisação Nacional da classe trabalhadora – serviços públicos e privados – no dia 28 de abril de 2017.

A forma de realização da maior greve já esperada no Brasil ainda está sendo discutida pelos organizadores e oportunamente serão divulgadas.

PARTICIPAÇÃO DOS SERVIDORES DO MPMG

No dia 31.03.2017, o SINDSEMPMG convoca os servidores da Região Metropolitana de Belo Horizonte para se dirigirem à sede do sindicato, a partir das 16h30, onde faremos uma concentração e discussão sobre as lutas da categoria. De lá iremos caminhando até a Praça da Assembleia Legislativa às 17h. Os servidores do interior deverão acompanhar as manifestações organizadas pelas entidades locais.

O sindicato sugere que os servidores vão para o trabalho em horário compatível com sua participação no ato e/ou discutam com as chefias a melhor forma de se liberarem para integrarem o movimento.

Para o dia 28.04.2017 o SINDSEMPMG convocará antecipadamente uma Assembleia Geral Extraordinária da categoria para deliberarmos as estratégias de organização, mobilização e protesto em favor dos nossos direitos e contra as ditas reformas.

Após as deliberações da categoria, o sindicato irá discutir com a Procuradoria-Geral de Justiça a melhor forma para a participação de todos os servidores.

Finalmente, o momento exige de nós ousadia, perseverança e coragem para superarmos os desafios. Vamos JUNTOS!

Grande abraço.

Eduardo de Souza MAIA