SERVIDORES FALAM SOBRE SUAS ELEIÇÕES PARA VEREADOR

Mais três servidores do Ministério Público foram eleitos vereadores e aumentam o corpo de trabalhadores da classe na política.O SINDSEMPEMG conversou com eles a respeito da candidatura e seu papel nas lutas da categoria e da sociedade como um todo.

Carangola/MG

O servidor público Thúlio Mattos de Carangola/MG, explica quais são os maiores desafios para quem está começando na política no cenário atual. “Vários são os desafios em um cenário negativo do ponto de vista orçamentário, pois o ciclo negativo do presente momento exige, dos agentes políticos, coragem para buscar soluções ante à frequente diminuição da receita e o aumento da despesa públicas. Portanto, penso que os agentes políticos, mormente os ordenadores de despesas, devem, sempre,pautarem-se conforme a lei sem, contudo, esquecerem-se de buscar investimentos que aumentem, a curto, médio e longo prazos, a receita pública”.

Ele também relata de que forma é possível representar os servidores estando em um cargo político. “Existem inúmeras formas de representar os servidores públicos, mas a principal é lutando para valorizar o servidor e suas reais condições de trabalho. A nível Municipal penso que a valorização do servidor passa por uma revisão de toda a legislação que trata do serviço público, para valorizar aquele que exerce sua função com presteza, eficiência e economicidade e punir aquele que age de forma contrária”.

Entre Rio de Minas/MG

Outro servidor do estado é Daniel Antônio Vieira de Entre Rio de Minas.  Ele está no MP há 25 anos e informa que o conhecimento adquirido no Ministério vai ajudar em sua nova função. “Vou utilizar minha experiência no sentido da fiscalização do Executivo na Lei de Responsabilidade Fiscal. Porque isso é algo que a gente lida muito aqui no Ministério Público e sabemos da responsabilidade que o prefeito tem nesse quesito de prestação de contas junto a Câmara. O tempo que eu estou no MP me deu base e experiência para, juntamente com os demais vereadores, fiscalizar a aplicação das verbas e principalmente convênios para poder fazer com que o prefeito gaste da melhor forma possível os recursos que o município recebe”.

Quanto as dicas para quem almeja um cargo político, Vieira é enfático: “O meu incentivo e mensagem é fazer da forma que eu fiz: trabalhar sem promessas, não tentar ludibriar os eleitores subestimando a inteligência deles com projetos que são impossíveis de cumprir. Mesmo porque o vereador tem uma série de restrições a respeito dessa questão, a maioria dos projetos são de ação do Executivo. A verba é curta, mas se for fiscalizada, empregada sem desvios e nas Pastas corretas, dá para fazer muita coisa”.

Natal/RN

Por último, temos Aldo Clemente que se elegeu vereador em Natal no Rio Grande do Norte. O servidor afirma ser importante buscar espaços político-eleitorais. “É importante inserir as entidades na discussão política sobre o rumo do país, estado e município. Temos que entrar nesses espaços que estão mapeados por outros grupos políticos que não tem o intuito de fortalecer os movimentos sindicais, o funcionalismo público, etc. É por esse motivo que nós temos que buscar esses espaços estando

dentro dos sindicatos do Ministério Público”, conta.

Clemente conclui ao dizer como a candidatura pode refletir positivamente para a sociedade e o Ministério Público. “O servidor do MP, ao se inserir nas casas legislativas municipal, estadual ou federal, vai ter um papel importante para trazer para a sociedade discussões que muitas vezes são esquecidas. Ele também irá participar ativamente das votações de projetos de importância tanto para o MP quanto para o quadro de funcionários. Poderá apresentar projetos de lei voltados para essa classe de servidores que é tão esquecida nas discussões”.

Fonte: Assessoria de Comunicação SINDSEMPMG

Publicado em 24/10/2016 às 16:12