PERDAS SALARIAIS DOS SERVIDORES DO MPMG JÁ CHEGAM A 12%

Em reunião extraordinária realizada na última sexta-feira, dia 20 de maio, o Coordenador-Geral do SINDSEMPMG, Eduardo MAIA, reuniu a Diretoria Colegiada e Conselho Fiscal para, entre outros assuntos, discutir sobre os trâmites e as formas de atuação em relação à recomposição das perdas inflacionárias da categoria, apontadas como umas das principais reivindicações de 2016.

Com perdas da ordem de 3,45 (remanescente da data-base 2015) e 9,28% respectivamente, já somam mais de 12% as perdas inflacionárias acumuladas pelos servidores até 30 de abril de 2016.

Preocupado com o alto índice e com a natureza alimentar das reivindicações, o sindicato aguarda relatório orçamentário do primeiro quadrimestre de 2016, ainda a ser lançado pelo Governo do Estado, a fim de estudar o limite prudencial com base na Lei de Responsabilidade Fiscal. Esses dados são relevantes para a discussão não apenas da data-base, mas para identificar a disponibilidade de recursos para implementação de todos os direitos, entre eles promoção, quinquênio, ADEs e outros.

Em reunião plenária, agendada para o dia 8 de junho, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, às 19 horas, o sindicato fará a divulgação dos números aos servidores para, a partir daí, delinear a aplicação efetiva da recomposição e debater, junto à categoria, suas estratégias para cumprimento da lei e da liberação da recomposição.

Na mesma ocasião, membros da diretoria e conselho definiram os próximos compromissos do SINDSEMPMG, conforme pauta abaixo:

1. Data-Base 2016 – Discussão das perdas inflacionárias
    O SINDSEMPMG convocará os servidores para Reunião Plenária em 08/06 a ser realizada com
    transmissão ao vivo. Além de apresentar alguns estudos sobre o orçamento, impactados e outros assuntos relacionados à Data-base 2016 serão contemplados.

1.  Definição do Calendário de reunião regionalizadas

Serão realizadas reuniões regionalizadas no segundo semestre e serão abordados, em cada uma delas, temas relativos aos servidores. A agenda, a ser iniciada em agosto, será montada com os delegados regionais e divulgados oportunamente.

1. Curso de Finanças Públicas

O SINDSEMPMG estuda a viabilidade de realização de curso sobre Finanças Públicas.
Com previsão para acontecer em julho, tem como foco os diretores, delegados e conselheiros.
Serão ofertadas 10 vagas para não integrantes da Diretoria, sendo 5 vagas para interior e outras 5 para a capital.

O curso terá duração de 16 horas, com previsão de acontecer em um final de semana, com data ainda a ser confirmada.

1. Mandado de Segurança X Corte de Ponto

Escritório de advocacia de Brasília está tentando audiência com o Ministro Napoleão Maia para garantir a suspenção do corte de ponto. Em Belo Horizonte, o SINDSEMPMG tem pressionado o TJMG para dar continuidade ao processo e não retarde ainda mais o envio a Brasília.

1. Visitas do SINDSEMPMG ao interior

Definição do roteiro da próxima visita: Vale do Mucuri e Jequitinhonha de 30/05 a 03/06.
Teófilo Otoni, Nanuque, Almenara e Capelinha são as principais cidades. Outras poderão ser objeto da visita neste mesmo período.

Publicado em 23/05/2016 às 14:31