Sindicatos unidos e mobilizados com indicativo de greve

Em reunião foram definidas ações conjuntas para as mobilizações

Com o intuito de aproximar as categorias e traçar ações para enfrentar a crise que atinge indistintamente servidores do MP, TJ e TCE, dirigentes do SINDSEMPMG, SINJUS, SERJUSMIG, SINDOJUS e SINTCMG se reuniram ontem (03-09), na sede do Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado. Os dirigentes foram unânimes em ressaltar que a crise exige o alinhamento das estratégias de mobilização que poderão culminar em uma possível greve conjunta no dia 05/10/15.

A não efetivação da Data-Base 2015 e a elaboração do orçamento 2016 dessas instituições são os dois principais eixos de convergência da ação conjunta, sendo que os servidores do TCE não receberam nem mesmo a data-base de 2014 e lutam para vê-la aprovada juntamente com a do ano de 2015.

Segundo o Coordenador-Geral do SINDSEMPMG, “Não estamos pedindo demais, só queremos que os direitos constitucionais e legais sejam cumpridos. Caso continuem restringindo nosso acesso aos mesmos, não haverá alternativa, senão o recrudescimento de nossas ações que podem culminar em movimentos paredistas que imobilizem o Judiciário, o Ministério Público e o Tribunal de Contas. Nesses três órgãos, a crise é somente uma desculpa, já que Magistrados, Membros do MP e do Tribunal de Contas tiveram reajuste de 14,6% em janeiro e ainda ostentam auxílios, no mínimo questionáveis, enquanto negam aos demais integrantes dos órgãos o direito a verbas salariais”.

Como deliberações, foram definidos alguns critérios de uniformização de negociações junto aos órgãos competentes de cada uma das categorias. “Entendemos a atual conjuntura econômica de MG, e por isso, estamos dispostos a negociar sem que se fira o direito do servidor”, reitera Carlos Mamede, Coordenador Jurídico do SINTCMG.

Como primeira medida, os dirigentes dos Sindicatos irão juntos até o Governador do Estado e o Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Também serão realizados atos preparatórios ao movimento de greve conjunta para conscientização das categorias e para o engajamento nos movimentos. Cada dirigente comprometeu-se a intensificar a presença da diretoria nas unidades de trabalho da Capital e do interior, visitando os servidores diretamente e distribuindo informativos, cartazes e outros materiais publicitários do movimento.

Deverão ser ainda agendadas manifestações que auxiliem na mobilização e engajamento dos servidores.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do SINDSEMPMG

Publicado em 04/09/2015 às 09:23